quinta-feira, 17 de abril de 2008

Utilizando o EditPlus com JAVA

Na minha busca por um editor descente pra usar com JAVA(Por descente entenda leve, rapido, intuitivo, customizavel, ?free?, e que funcione!) já tenho o meu campeão...o bom e velho Edit Plus.

Eu tenho uma longa estoria de utilização do EditPlus e todas as vezes que precisei programar eu utilizei ele de uma maneira ou de outra....antigamente pra editar Html, mais tarde pra Asp, depois pra C/C++ e até pra Pascal o dito cujo estava presente, mesmo Programando em Asp .Net já utilizei o mesmo pra editar CSS....sendo assim não tinha como não utiliza-lo tambem agora com  JAVA.

A maneira de configura-lo é até mais facil que a do Crimson e tão eficiente como, e pelo fato de ele funcionar no Pen Drive como  se "fosse" portatil já é meio  caminho andado.Tenho o Eclipse no pen drive tambem mas demora muito pra carregar pois é meio grandinho...Claro que pra funcionar vc ainda vai precisar do JDK e pra funcionar portatil o JDK tem que estar no pen drive tambem....mas acredito que vale a pena....

Ai vai como faze-lo:

  • Vá para tools->preferences->User tools e crie um novo grupo ou apenas adicione uma nova ferramente clicando em Add Tool
  • Escolha um nome para o Compilador, eu coloquei Java Compiler
  • Em command escolha o caminho do JDK em que se encontra o javac.exe
  • Sete como argumento $(FileName) e como Initial directory $(FileDir).
  • Cheque o Capture output pra poder ver no editplus os resultados e se desejar selecione tambem para salvar os arquivos abertos

EditPlusJavaC

  • Faça a mesma coisa para  o Run(java.exe), com o detalhe de passar como argumento $(FileNameNoExt)...isso pq o que tem que ser executado aqui é o class e não o .java, e portanto se vc passar o nome com a extensão o java.exe vai tentar rodar o seu .java oq não vai funcionar.

EditPlusJavaRun

  • Pronto, agora em tools vc pode usar a compilação e execução e ou usar as teclas de atalho para o mesmo....
  • Bom divertimento!

EditPlusJavaAtalhos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário