Listas de melhores do ano sempre são incompletas por definição. Mas uma das tarefas mais divertidas é preencher as lacunas. Assim, seguem os 10 melhores programas de 2007, de que quase todos os sites de informática se esqueceram de falar.
1. Flock. O browser mais sociável da internet. Baseado no Firefox, ele traz de fábrica recursos como postar em blogs; formatar uma página inicial com conteúdos de diversos sites, no melhor estilo iGoogle; organizador e publicador de fotos e vídeos; além de um sistema para taguegar e armazenar seus sites favoritos. Em 2007, ele finalmente saiu do beta e chegou à versão 1.0.
2. Imified. Integra vários serviços na web com o MSN, AIM ou Google Talk. Você pode postar em blogs, Twitter, criar uma lista de tarefas, consultar sua agenda no Google, definir lembretes, entre outras coisas, direto do instant messenger.
3. Chandler. Poderoso gerenciador de tarefas e informação, em desenvolvimento desde 2006 e ainda em fase beta. Serve para pessoas que precisam lidar com múltiplas agendas, contatos, contextos, contas de e-mail e fuso-horários. Tem um bom sistema de lembretes e também pode ser usado como cliente de e-mail.
4. Vimeo. De longe, a melhor alternativa ao YouTube. Permite colocar seu perfil logo no menu do vídeo em exibição, traz muitos níveis de gerenciamento de privacidade, programação visual mais bonita e ainda permite postar vídeos em alta definição (HD). Ainda é mais lento que o líder de mercado, mas vale pelas funcionalidades extras e as boas ferramentas de comunidade.
5. Tumblr. Antes do hypado Twitter, o Tumblr já se destacava ao criar um novo jeito de escrever na internet, o microblogging (textos curtos e diretos, citações e um visual limpo). Em 2007 o aplicativo online recebeu mais de 400 atualizações. Entre elas: novos recursos de edição na ferramenta de importar imagens, não há necessidade de cortá-las ou otimizá-las num programa externo; publicação de áudio com dois ou três cliques; novas ferramentas de permissão e privacidade; sistema nativo de tags para classificar textos; posts via Instant Messenger, celular e e-mail e muitos outros recursos. O Tumblr se tornou um dos melhores e mais simples sistemas de blogs da atualidade.
6. Vivo Zap. Tipo de acesso à internet que usa a mesma estrutura dos telefones celulares. Para usá-lo, você precisa de um modem que se parece com um pen drive e que custa cerca de R$ 300. Adeus lan houses, hotspots em aeroportos etc. Conecte-se sem fios a partir de onde estiver. Há diversos planos e especificações técnicas no mercado, de várias operadoras. O plano ilimitado Vivo Zap, custa a facada de R$ 134 mensais, mas é o melhor custo benefício da categoria. Funciona (leeeento) até em lugares mais remotos. Já nas cidades com rede 3G chega a velocidades superiores a muitos planos de banda larga.
7. Texter. Parece trivial, mas um dos maiores ganhos de produtividade que se pode obter vem de escrever mais teclando menos. Um dos programas que mais ajudam a fazer isso é o Texter, gratuito, criado pelos programadores do blog Lifehacker. Ele permite que você crie atalhos para palavras ou até parágrafos inteiros.
8. Xobni. Mais uma ferramenta para ajudar a colocar ordem nos seus e-mails. Se você usa o Outlook, o Xobni (inbox ao contrário, dãh) cria uma barra lateral que adiciona várias funcionalidade ao programa, como avatares, agrupamento por assuntos (estilo gmail), timelines, entre outros detalhes de interface, na linha dos widgets do Mac OS X, Vista e Yahoo. Ele também cria estatísticas de como você se relaciona com seus contatos.
9. Joost. TV via internet sem complicações. Você instala um software e navega pelo conteúdo disponível no serviço. Ainda é bem fraco para brasileiros e pessoas foras dos EUA, mas os canais de cinema quebram bem o galho.
10. Launchy. Para quem detesta o menu iniciar do Windows. Funciona como as velhas linhas de comando - mas sem a necessidade de decorar códigos. Por exemplo, você digita "firefox", tecla enter e o navegador é carregado. Também é possível fazer buscas por arquivos no computador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário