segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Consiga música de graça!

Para todos os tradicionalistas que dizem que os jovens de hoje estão mimados por se recusarem a pagar por música, eu digo “Bah!” Música legal (legalmente) e gratuita existe desde a invenção do rádio – e vocês tinham boas estações para ouvir, na era pré-Clear Channel.

Nesses tempos, uma boa estação de rádio é difícil de achar e os Cds custam 35 mangos. Então, qual a opção de um amante de música? Ir para a Internet, claro, onde você pode chamar música em streaming que não é só legal e gratuita, mas totalmente customizável. Há diversos serviços que oferecem customização completa ou permitem criação livre de playlist. Sites como o Pandora, Slacker e Jango permitem que você digite o nome de um artista e ouça canções especialmente escolhidas de acordo com o seu gosto.

Outros sites de música, como o BoomShuffle e o finetune, permitem que você escolha especificamente as músicas que quer ouvir; uma vez que você tenha dicionado um número X de canções, sua playlist é tratada como uma rádio e é totalmente programa por você, e você pode ouvir a seleção o quanto quiser, compartilhá-la pela web ou embutí-la no código do seu blog ou site de relacionamentos.

Como qualquer coisa gratuita, há algumas ressalvas. Para conseguir a benção da indústria musical, esses sites não podem simplesmente te deixar tocar qualquer música que você queira, quando quiser. As playlists construídas por você e os streams que você configurar precisam ser consideradas estações de rádio na web. Aqui vão algumas condições que precisam ser seguidas para que um setraming seja considerado uma rádio web:

- Qualquer playlist que você escolher precisa ter canções de pelo menos 15 artistas diferentes
- A ordem da seleção é aleatória
- O ouvinte só pode pular um certo número de canções por sessão
- O site – não o usuário – deve fazer pagamento de royalties

Esses são pequenos detalhes – afinal, em troca disso você pode ouvir música de graça -, mas é bom falar deles. Esse sites são o par perfeito para um certo tipo de apreciador de música: o que quer um pouco mais de controle do que uma típica rádio web pode dar, mas também quer ouvir música nova que não está em sua pasta o iTunes. Também são perfeitos para quem trabalha em escritórios e não pode armazenar música nas máquinas do trabalho, mas fica louco sem nada para ouvir. Melhor ainda, eles são todos de graça, e você não vai ser processado por usar nenhum deles. Então, o que você está esperando?

Musicovery



O Musicovery te deixa definir seu humor e gosto musical, e então cria um mapa gráfico de playlist. Aponte seu humor na matriz de humor e então regule seus resultados usando parâmetros como “Hit” ou “Não-hit”, década, gênero musical ou tempo. O catálogo não parece ser muito extenso (você vai ver artistas se repetindo na sua lista), mas você pode pular pelo mapa da playlist e escolher as canções que quer ouvir e tirar as que não quer. As escolhas de música tendem a ser entre 60% e 70% acuradas, e ainterface é bem divertida de usar.




BoomShuffle



Em vez de recomendar faixas baseada nos seus gostos, o BoomShuffle permite que você selecione especificamente as músicas que quer ouvir. Construa playlists a partir de seu crescente catálogo musical e compartilhe com os amigos, que também podem adicionar faixas ao seu 'mixtape', se assim você configurar. A biblioteca de músicas do BoomShuffle está longe de ser completa, contudo – eu fui frustrado na minha tentativa de construir uma lista do New Jack Swing, e meus esforços em fazer uma playlist de canções bluegrass também acabou em falha – mas há uma boa quantidade de música pop e indie e muitas outras coisas para manter os ouvintes felizes.




Finetune



Uma espécie de BoomShuffle para gente preguiçosa, o finetune permite que você construa uma playlist a partir de um catálogo de canções, e se você estiver muita ocupado ou com preguiça de escolher todas as 45 faixas (necessárias para que sua playlist seja considerada uma estação de rádio web), ele usa suas canções selecionadas para expandir e adicionar mais músicas que você gosta. A interface do BoomShuffle é mais polida e mais simples para fazer buscas, mas a função “Preguiça” de auto-completar do finetune é ótima, e pode te levar até músicas que você não teria conhecido de outra maneira.




Last.fm



A ferramenta mais poderosa e rica entre os três sites, o last.fm deixa você digitar um nome de artista e então ouvir uma rádio que contenha, além daquele que você escolheu, músicas de grupos similares. Na página de biografia dos artistas, você acha faoxas gratuitas e vídeos, fotos, lista de shows e outros usuários da last.fm que são fãs. E o site faz um bom trabalho em linkar bandas populares a algumas mais obscuras que soam parecido, tornando fácil descobrir nova e boa música.




The Sixty One



O TheSixtyOne é focado em artistas e canções não descobertas, e pede um pouco mais dos ouvintes do que só audição passiva. Quando você ouve uma canção que você goste, você dá “bump” nela (dá uma qualificação positiva) para fazê-la subir na lista, mais ou menos como o Digg. As boas canções vão para o top, e quanto você der “bump” em músicas que ficarem popualres, seu poder de “bump” aumenta. Vamguardistas musicais podem fuçar no site e ter chances com as faixas recentemente acrescentadas, enquanto as almas menos corajosas podem ficar com as músicas que já estão no topo. De um jeito ou de outro, você vai ouvir coisas novas.




SkreemR



Precisa ouvir aquela música agora? Quer samplear uma canção da qual todos estão falando? O SkreemR e o Songza são as maneiras mais fáceis de acessar e ouvir qualque rmúsica disponível na Web. O SkreemR é o mais cheio de atrativos. Digite um artista ou uma canção, e receba os resultados incluindo álbum, tamanho do arquivo e formato, duração, site que hospeda a música e um score AudioRank que te informa se a qualidade e a fidelidade de áudio é boa. Você pode ouvir a música, classificá-la, compartilhá-la ou adicioná-la a uma playlist, e os resultados do SkreemR incluem em links a fotos relacionadas no Flickr, verbetes na Wikipedia e na Lyricwiki, produtos da Amazon, clipes do Youtube e outros.




Songza



Como o SkreemR, o Songza permite que você digite um artista ou música e ele te dá uma lista de resultados da Web para ouvir. Não tem tantos atrativos como o SkreemR, mas você pode classificar as músicas e adicioná-las a playlists. Alguns dos resultados do Songza são de vídeos do Youtube sem o vídeo em si, e isso é uma abordagem interessante, além do que os resultados de busca nem sempre são os mesmos que os do SkreemR. Então, se você não achar uma música em um, tente em outro.




Slacker



O Slacker (e seu irmão versão Web 2.0, o Jango) é um Pandora turbinado. Digite o nome de um artista para iniciar uma rádio customizada de bandas similares, e a qualquer hora, você pode editar a lista de bandas. Use os desígnios do coração para configurar a rádio perfeita, escolher suas canções favoritas e fazer tudo isso sem sequer se registrar.




Jango



O Jango é bem parecido com o Pandor aou com o Slacker: comece digitando o nome de um artista e o Jango vai cuspir uma 'estação' de rádio streaming baseada naquele artista. E, como o Slacker, você pode regular a estação, adicionando mais artistas, classificando canções e daí por diante. Mas tem também um componente de rede social embutido, aos moldes do Last.fm – você pode mandar mensagens para outros usuários, achar outras estações que você possa gostar (o Jango vai indicá-las para você) e adicionar ou fazer amigos. A interface também é limpa e intuitiva.




My Space



Ok, sai dessa. Com certeza o site é feio, apertado e cheio de anúncios, mas todas as bandas que você conhece, não importa quão obscura, tem 4 ou 5 canções que podem ser escutadas de graça o quanto você quiser, sem logar ou se inscrever.




Imeen



Essa rede social/site de música certamente pede mais esforço e paciência do que os outros serviços de música dessa lista. Ele é 70% rede social, 30% serviço de música, então para conseguir o máximo dela, você vai querer construir um perfil com playlists e convidar outras pessoas para serem seus amigos no imeen. Se você só quer ouvir alguma coisa, pode buscar as canções por nome, artista ou álbum, e fazer um playslist (“QuickMix”) que pode ser salvo. Caçadores de música, atenção: o conteúdo do imeen é postado por usuários, então os nomes das canções frequentemente estão errados, nomes de artistas misturados e os resultados de busca são, geralmente, uma bagunça. Mas o catálogo pe extenso, com B-sides e performances ao vivo que você não vai achar em outros serviços.




Bônus: Dica do AppScout

Como um bônus, aqui está uma manha do AppScout.com. Caçar MP3 no Google é fácil – apenas digite o comando a seguir no campo de busca do Google e você vai obter uma lista de sites onde a MP3 estive hospedada: “parent directory” mp3 OR wma OR ogg OR wav [[música ou nome do artista]] -html -htm -download -links

Pegue mais música de maneira legal com as dicas da AppScout aqui e aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário