segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Aerodinamica dos aeromodelos !!!!

aerodinamica A.jpg (68476 bytes)

Um elemento aerodinâmico indispensável para que qualquer aeronave (o aeromodelo é uma aeronave) mantenha seu vôo de forma estável e controlada é a estabilidade inerente e suas características. Os aeromodelos VCC (de vôo circular controlado ou "U-control") são talvez as únicas aeronaves que não seguem todas essas regras porque é óbvio que um aparelho que voa preso a cabos de controle tem um comportamento completamente diferente daqueles de vôo-livre ou radiocontrolados. Mas alguns itens são comuns a todas as aeronaves (e aeromodelos).

Qualquer aeromodelo cujos movimentos através do ar não está limitado por cabos de controle, estará livre para subir ou descer, girar de um lado para outro e mudar de direção para a esquerda ou direita; combinando e variando a intensidade destes três movimentos para realizar um número infinito de manobras. Uma aeronave realiza seus movimentos em torno de três diferentes eixos.

O primeiro é o eixo vertical em torno do qual a aeronave gira para mudar a direção do vôo. Este eixo direcional atravessa o avião perpendicularmente, passando através de um ponto imaginário chamado centro de gravidade ou, simplesmente, CG. Para estabilizar o aparelho em torno do seu eixo direcional é empregada uma superfície na cauda, também vertical, que conhecemos por deriva. Instalando-se um leme móvel nessa deriva, será possível comandar a guinada da aeronave, ou seja, poderemos mudar a direção de vôo no plano horizontal para a esquerda ou direita.

Um modelo de vôo-livre (lembre-se de que um aeromodelo de vôo-livre éaquele que voa por si próprio, sem qualquer interferência do aeromodelista) sem deriva teria poucas chances de manter a trajetória de vôo e, provavelmente, entraria facilmente em parafuso até o solo.

O CG pode ser localizado de forma exata suspendendo-se o aeromodelo por um barbante, etc., por um ponto qualquer como, por exemplo, o bordo-de-fuga da asa na altura da sua junção com o bordo marginal (curvatura da ponta-de-asa) . Com o modelo estático e utilizando um fio-de-prumo, estenda a linha direcionada pelo barbante e o prumo, com um lápis macio ou caneta hidrográfica, até pouco depois desta atravessar a fuselagem. Repita a operação, desta vez pendurando o aeromodelo por um outro ponto, que pode ser o bordo marginal do estabilizador. O CG estará na intercessão das duas linhas.

aerodinamica B.jpg (74817 bytes)

Como os aeromodelos VCC são assimétricos e geralmente têm um contrapeso na asa direita para compensar o peso dos cabos de controle, o CG deles estará localizado em um ponto fora da fuselagem sobre a asa direita. Já os aeromodelos de vôo livre e radiocontrolados deverão ter seus CG’s rigorosamente sobre o eixo da fuselagem. Este é um método preciso e complicado mas há um outro, bem mais simples, que pode ser praticado com precisão bastante razoável: Levante o aeromodelo pelas asas usando os dedos indicadores até equilibrá-lo na posição horizontal; o CG estará sobre a linha que une um dedo ao outro, passando pela fuselagem.

O segundo eixo atravessa a aeronave na direção de uma ponta-de-asa à outra, passando através do CG. O avião sobe ou desce em torno deste eixo chamado de eixo lateral. A superfície responsável pela sua estabilização é o estabilizador, horizontalmente instalado na cauda. Se instalarmos profundores no estabilizador, poderemos controlar a arfada do aeromodelo, isto é, poderemos fazê-lo picar ou cabrar (descer ou subir, respectivamente).

O terceiro e último eixo atravessa a aeronave do nariz à cauda, também passando pelo CG, e é conhecido por eixo longitudinal. O aparelho gira em tomo deste eixo como um churrasco no espeto. A estabilização deste eixo é obtida levantando-se as pontas das asas em relação à sua raiz ou centro, formando o que chamamos diedro. Mas se instalarmos ailerons nos bordos-de-fuga da asa poderemos controlar a rolagem do aeromodelo, ou seja, fazê-lo girar tanto no sentido horário como no anti-horário. Resumindo, os movimentos básicos de uma aeronave são três: Guinada, arfada e rolagem e são efetuados respectivamente em torno de três eixos imaginários existentes em todo avião: Eixo vertical, eixo lateral e eixo longitudinal.

aerodinamica C.jpg (76158 bytes)

Não se pode ver ou sentir esses eixos mas eles são fatores muito importantes, principalmente quando o aeromodelista, ao projetar seu aeromodelo, tem de enfrentar problemas como limitar a movimentação exagerada ou indesejável em tomo deles.

Quais as principais atitudes a serem tomadas para a obtenção dessa tão desejada estabilidade? Começando pelo eixo vertical, ele deverá utilizar um tamanho suficiente de deriva e, possivelmente, desviar horizontalmente a linha-de-tração do motor para alguma correção durante a fase motorizada do vôo. Um estabilizador de tamanho apropriado, possivelmente auxiliado por um desvio vertical da linha-de-tração corrigirá mergulhos e subidas indesejáveis em tomo do eixo lateral. Um apropriado diedro nas asas manterá o modelo estável em tomo do eixo longitudinal.

aerodinamica E.jpg (66409 bytes) aerodinamica F.jpg (33380 bytes)

O diedro funciona de forma bem simples. Quando a trajetória da aeronave for perturbada (por uma rajada de vento lateral, por exemplo) ele faz com que a superfície alar (área da asa) projetada da semi-asa que abaixa fique maior do que a da semi-asa que se eleva. Em conseqüência, a semi-asa mais baixa passa a gerar mais sustentação que a outra, provocando uma rolagem no sentido inverso da inclinação. Quando as semi-asas estiverem novamente niveladas, suas sustentações voltam a ser iguais e o aparelho volta à sua atitude nivelada. O diedro também auxilia a guinada inclinando as asas para que o avião não "derrape" ao realizar uma curva, como faz uma bicicleta. Aviões VCC ou radiocontrolados de acrobacia, que necessitam ter características de vôo muito semelhantes quando voando normalmente ou de dorso (invertido) geralmente não utilizam diedro em suas asas. Nestes casos, os cabos de controle ou os ailerons ficam responsáveis pela estabilização da aeronave em tomo do seu eixo longitudinal.

O CG do avião também produz um profundo efeito sobre a estabilidade do vôo. Se a aeronave está mais pesada de um lado, ela tenderá a guinar para o seu lado mais pesado. A estabilidade de um modelo VCC pode ser corrigida simplesmente adicionando-se peso à asa externa ao círculo de vôo, o que faz também aumentar a força que mantém os cabos de controle esticados.

De maneira geral, todo esforço deverá ser feito para que um aeromodelo de vôo-livre ou radiocontrolado não fique mais pesado de um lado. Para isso, equilibre lateralmente o aparelho segurando-o com os dedos pelo nariz e pela cauda (em aeromodelos maiores, será necessário um ajudante para isso), adicionando peso no lado mais leve ou aliviando o mais pesado.

O CG é o ponto onde os eixos vertical, lateral e longitudinal da aeronave se cruzam. É também o ponto em torno do qual o avião realiza todos seus movimentos enquanto está voando. Conseqüentemente, o CG exerce importante influência na estabilidade inerente do aparelho. Um avião, para ser estável, deverá ter obrigatoriamente o seu CG a frente do centro de pressão ou CP da asa. CP é o ponto imaginário por onde a asa exerce sua força de sustentação e que se move para frente ou para trás na proporção que aumenta ou diminui o ângulo de ataque da asa.

Um aparelho real, seja uma aeronave de passageiros ou um avião militar de treinamento, deve ser projetado para voar de forma mais estável possível e, por isso, tem seus CG’s localizados bem para frente do CP. Já um avião acrobático ou um caça militar tem o CG mais próximo ao CP. Há uma particularidade nos aviões de combate da última geração: Eles têm o seu CG atrás do CG. Isto torna o avião completamente instável ao ponto de apenas poderem ser controlados através de "caixas pretas"(computadores).

aerodinamica G.jpg (76261 bytes) aerodinamica H.jpg (52467 bytes)

Essa característica faz com que possam assumir características de vôo peculiares como manter uma trajetória reta de vôo com o nariz do avião apontado para um ponto fora desta trajetória. Isto permite uma melhor pontaria das metralhadoras e canhões. Um jornalista inglês disse que pilotar um avião desses sem o auxílio do computador seria como estar sentado em um capô de uma automóvel rodando a 100 km/h, tentando manter uma bicicleta em trajetória reta segurando-a pelo guidão. A bicicleta, neste caso, estaria rodando de marcha a ré.

O mesmo acontece com os aeromodelos de treinamento e acrobáticos. Quanto mais para trás se desloca o CG de um modelo VCC ou radiocontrolado, mais sensível fica o comando da arfada, até o ponto a partir do qual o modelo fica incontrolável. Se o aeromodelo for construído a partir de um "kit", a localização correta do CG deverá estar assinalada na planta. Se for um projeto original, com estabilizador não sustentável e com área de 30% a 40% da superfície alar, comece por localizá-lo a um-terço da corda da asa, a partir do bordo-de-ataque e finalize o seu posicionamento através de testes de vôo. Aeromodelos de vôo-livre são a exceção à essa regra. Como seus estabilizadores são desenhados para produzirem sustentação junto com as asas, seus CG’s são deslocados para trás. Aparelhos chamados não-convencionais, como os canards e as asas-deita (ou asasvoadoras) têm seus CG’s localizados de forma bem peculiar (veja a ilustração). Para os canards utiliza-se um artifício utilizando-se falsos vetores que representam as grandezas das superfícies das asas e do estabilizador, aplicados sobre a vista de topo do aparelho. Na ilustração, a divisão por 20 das grandezas das superfícies é aleatória e tem por finalidade definir a proporcionalidade dos comprimentos dos vetores. As asas-delta têm seus CG’s localizados na projeção, sobre o eixo longitudinal, da interseção da linha imaginária que se desenvolve ao longo da envergadura, começando entre 15% a 20% da corda da raiz e prolongando-se até a ponta-de-asa, com a linha que representa a corda média da asa. Essas localizações de CG’s de aparelhos não-convencionais são apenas teóricas e servem de ponto de partida para a localização definitiva através de testes de vôo.

Pose-se alterar o CG de um aeromodelo simplesmente adicionando-se peso (pedaços de chumbo ou fio de solda) nos extremos máximos da fuselagem, isto é, no nariz ou na cauda. Pode-se também, por exemplo, utilizar um spinner (ogiva sobre o cubo da hélice) mais pesado ou colocar uma roda de bequilha mais pesada na cauda (se o modelo for dotado de trem-de-pouso convencional). Se o modelo for radiocontrolado, pode-se melhor posicionar o CG apenas mudando a localização do receptor, servos e, principalmente, da bateria que é o elemento mais pesado do sistema.. Alguns planadores ou modelos com motor a elástico mais simples podem ser regulados deslocando-se a posição das asas para frente ou para trás, prática impossível em modelos mais complexos.

aerodinamica I.jpg (56166 bytes)

Os aeromodelos VCC merecem um parágrafo especial por causa das suas características, bastante diferentes daquelas dos aeromodelos de vôo-livre ou radiocontrolados. Como qualquer avião, o aeromodelo VCC tem os três eixos (vertical, lateral e longitudinal) mas, entretanto, os cabos que mantêm o modelo cativo, limitam a trajetória do vôo a um círculo em volta do piloto, obstruindo qualquer possibilidade de controle sobre a guinada e a rolagem. Os cabos impedem que o aeromodelo ultrapasse os limites do círculo de vôo e, assim, substituem a função do leme. A prova disso é que os modelos VCC de velocidade não têm deriva. Essa superfície é suprimida para diminuir o arrasto.

Mas, apesar disso, os modelos VCC esportivos e de acrobacia têm deriva e sua principal finalidade (deixando de lado a estética) é assegurar que o modelo tenha sempre a tendência para guinar para fora do círculo de vôo, assim esticando os cabos de controle.

Algumas derivas têm leme permanentemente fletido para a direita e outras são completamente fletidas, ou seja, têm seus bordos-de-fuga deslocados para a direita em relação ao eixo longitudinal da fuselagem. Essas deflexões têm o mesmo efeito estando o aeromodelo em vôo normal ou invertido.

aerodinamica J.jpg (59295 bytes)

O projetista de um aeromodelo VCC também não precisa esquentar a cabeça com o eixo longitudinal do ser modelo. Os cabos de controle, em um sistema "U-control", estão presos a um balancim no centro da fuselagem e na raiz das asas e se estendem em direção ao piloto através de tubos-guia localizados na ponta da asa interna ao círculo de vôo.

Os cabos não permitem um desnivelamento exagerado das asas, o que leva a deduzir que, quanto mais eles estiverem esticados, mais estável estará o aeromodelo. Os cabos também tornam o diedro inefectivo.

Um aeromodelo VCC pode ser ou não provido de diedro que não fará diferença alguma. Mas esse mesmo projetista terá de se preocupar, e muito, com o comportamento do aeromodelo em torno do seu eixo lateral. O tamanho do estabilizador não é muito crítico, o mesmo não acontecendo com o tamanho dos profundores, que são comandados através dos cabos de controle e da manete na mão do piloto. Ao comandar os profundores, o piloto pode modificar a trajetória do aeromodelo, fazendo-o picar ou cabrar e, assim, realizar bonitas e arrojadas acrobacias.

O único requisito necessário para que um modelo VCC seja eficiente é que seja sempre capaz de sustentar o vôo nivelado em trajetória estável e mantendo os cabos de controle esticados, o que toma a correta localização do seu CG um fator muito importante.

Entretanto, se a estabilidade não é tão problemática nos aeromodelos VCC, ela é um dos baluartes do desempenho de aeromodelos de vôo-livre (não-controlados). O CG é o ponto imaginário prelo qual a força da gravidade exerce sua atração sobre a estrutura da aeronave mas, como já citamos anterionnente, existe também o CP que é o ponto, também imaginário, por onde as asas exercem sua força de sustentação, que se contrapõe à força da gravidade.

O CP é um ponto móvel que se move para frente na proporção que aumenta o ângulo de ataque da asa e vice-versa. Esse deslocamento é medido em porcentagem do comprimento da corda da asa (vide ilustração).

Conseqüentemente, é fácil deduzir que asas com grande alongamento, isto é, com grande envergadura e corda estreita proporcionam pequenos deslocamentos do CP.

Uma vez que o deslocamento do CP na direção do CG causa uma tendência para levantar o nariz do avião até deteriorar sua estabilidade, é importante ter em mente diminuir ao máximo a movimentação do CP com a variação do ângulo de ataque da asa.

Uma asa sozinha é por demais instável para sustentar vôo por si própria. A explicação técnica para isto é que o CP se desloca para trás quando o ângulo de ataque diminui. O deslocamento do CP também aumenta de acordo com a espessura do perfil; da asa. Perfís espessos, de alta sustentação, apresentam um deslocamento do CP bem maior. Geralmente, a um ângulo de ataque igual a zero, o CP se localiza entre 40% e 50% do comprimento da corda, a partir do bordo-de-ataque. Como o CG não se movimenta e o CP se move de acordo com o ângulo de ataque, torna fácil deduzir que, quando um estiver mais afastado do outro, aumentará a força binária (conjunto de forças afastadas entre si que exercem um movimento de rotação em um determinado corpo) que faz com que gire em tomo do seu eixo lateral, o que torna necessária uma outra força que anule o efeito deste binário.

Esta força é provida pelo estabilizador que, não só mantém as asas no seu devido ângulo de ataque como também faz com que ela retome a este ângulo quando a aeronave muda de trajetória no plano vertical (para cima ou para baixo). A área, perfil, formato e ângulo de ataque ou incidência do estabilizador, bem como seu posicionamento na fuselagem, varia de acordo com cada projeto. Sua área (ou superfície), por exemplo, deverá ser maior quanto menor for momento de cauda, que é a distância entre ele e as asas ("momento" é a distância de um determinado ponto onde é exercida uma força, a outro ponto qualquer, como uma alavanca). A área deverá ser menor se o momento de cauda for maior.

Aeromodelismo !!!!

É necessário conhecer as regras elementares de aerodinâmica antes de iniciar o projeto de um aeromodelo ou mesmo construir um "kit". Essencialmente, uma aeronave voa quando sua asa é impulsionada através do ar, o que faz com que ela crie uma força de baixo para cima chamada sustentação. Além das asas, o aparelho tem superfícies estabilizadoras na cauda que consistem de leme no plano vertical e estabilizador no plano horizontal que exercem forças continuas para manter a trajetória do vôo, como as penas na cauda de uma flecha. Há também o motor que gira a hélice que penetra no ar desenvolvendo uma tração suficiente para vencer a força do arrasto, que é a resistência criada pelo avanço da aeronave através da densa camada gasosa da atmosfera. Um planador não tem motor e, por isso, ele voa graças a uma massa de lastro colocada em seu nariz que faz com que a força da gravidade substitua o motor.

caracteristicas 1 A.jpg (144457 bytes)

A sustentação é gerada por dois fatores: o formato do perfil e o ângulo de ataque (inclinação ou ajuste angular) da asa que deverá ser positivo, isto é, o bordo-de-ataque mais elevado que o bordo-de-fuga, como o ajuste de uma pipa (papagaio, pandorga, quadrado, etc.) que mantém-se no ar devido ao seu elevado ângulo de ataque em relação à direção do vento. Na asa, grande parte da sustentação é obtida pelo formato do perfil mas inclinando-se positivamente a asa em relação ao fluxo de ar, aumenta-se seta sustentação, porém com uma penalidade: o arrasto também aumenta até um ponto que, pelo excesso de ângulo de ataque, a sustentação se degenera produzindo uma situação que denominamos estol.

Pode-se então afirmar que um setor entre 2 e 6 graus positivos é a melhor faixa para se posicionar o ângulo de ataque da asa de um aeromodelo. Uma asa de um planador primário (bem simples), feita de uma chapa de balsa, isto é, sem qualquer abaulamento em seu perfil, necessita de um pequeno ângulo positivo para gerar sustentação (como a pipa), o mesmo acontecendo com os perfis simétricos dos avançados modelos de acrobacia, tanto de VCC como radiocontrolados.

caracteristicas 1 B.jpg (111360 bytes)

Como foi explicado no artigo "Teoria do Vôo" (Brasil Modelismo n.0 7, pág. 10), a sustentação é criada pelo perfil. Aproximadamente, o extradorso de uma asa produz dois-terços do total da força de sustentação ficando o outro terço por conta do intradorso quando o conjunto está posicionado em um ângulo de ataque correto. Os perfis variam muito quanto às suas formas; todos são convexos na parte de cima mas alguns são chatos, côncavos ou apresentam uma curvatura reversa na parte de baixo. Outros são completamente chatos em cima e em baixo e não apresentam nenhuma curvatura. Falando-se de forma genérica, quanto mais espesso for o perfil, maior será a sustentação e o arrasto por ele gerados; quanto mais delgado, menor a sustentação e o arrasto, o que predispõe a uma maior velocidade. Por causa disso é que os aviões cargueiros e bombardeiros têm perfis espessos e aeronaves de corrida e caças militares têm asas com perfil delgado.

caracteristicas 1 C.jpg (33594 bytes)

A mesma regra se aplica aos aeromodelos. Um modelo lento e de alta sustentação, como os radiocontrolados, quase sempre utilizam perfis espessos. Planadores lançados a mão, em sua maioria, empregam perfis chatos, são muito leves e precisam voar bem rápido após o lançamento para ganharem altura rapidamente. O perfil da asa de um aeromodelo deve ser escolhido cuidadosamente, de acordo com o tipo, categoria e modalidade do aparelho. A chave do problema da seleção de um perfil está no que chamamos de relação sustentação/arrasto que nada mais é que a relação entre a quantidade de sustentação e a quantidade de arrasto gerados por uma determinada área de asa a um dado ângulo de ataque.

caracteristicas 1 D.jpg (200354 bytes)

Esse número é geralmente obtido através de testes em túneis de vento. Naturalmente, o perfil que apresentar maior relação sustentação-arrasto (20:1, por exemplo) deve ser selecionado. Por sorte não é preciso pesquisar em túneis de vento para selecionar o perfil de um aeromodelo. Isso já foi feito é apresentado através de gráficos. Entretanto, existem centenas (ou até milhares) de perfis à disposição para seleção e a sua escolha deverá ser feita através de tentativas e experiências. Aliás, é assim que o aeromodelista projeta aeromodelos cada vez melhores!

caracteristicas 1 E.jpg (88773 bytes)

É tentando, insistindo, observando resultados, tentando de novo... Paciência é a melhor das virtudes de um bom praticante. Revistas e livros especializados publicam tabelas e gráficos que ajudam a escolher o perfil ideal. Nessas publicações são plotadas curvas que indicam os coeficientes de sustentação conforme o ângulo de ataque. Os gráficos também indicam o arrasto, a relação sustentação/arrasto e são acompanhados de uma tabela de coordenadas para serem utilizadas no desenho do perfil. Se o aeromodelista pretende projetar um modelo de velocidade ele deverá selecionar um perfil que apresente arrasto mínimo em ângulos de ataque bem próximos a zero graus. A velocidade produzirá uma boa sustentação mantendo também boa a relação sustentação-arrasto. Um aeromodelo de vôo-livre necessitará de uma alta relação sustentação-arrasto aliada a um perfeito ajuste do ângulo de ataque para obtenção da tão desejada eficiência.

Mas ainda há um outro fator que dá para "esquentar a cabeça" de qualquer aeromodelista. Trata-se do efeito escala, do qual falaremos mais especificamente na segunda parte deste artigo. Alguns perfis que parecem ser o que melhor existe quando utilizados em aviões reais mudam de características quando aplicados em aeromodelos.

Quanto menor for o aeromodelo, mais sensíveis serão as mudanças. Mas existem alguns perfis que já comprovaram ser eficientes mesmo em asas de pequenas cordas e, por isso, são bastante conhecidos pelos aeromodelistas e alguns deles estão aqui ilustrados.

Um dos perfis mais conhecidos é o Clark-Y Ele é ótimo para aeromodelos mas apresenta algumas limitações quando empregado em aviões de grande porte (aqui o efeito escala beneficiou o modelo). A sua espessura é moderada e não compromete a sustentação, o que faz dele o favorito para aeromodelos de vôo-livre ou aparelhos radiocontrolados para treinamento. Perfis côncavo-convexos com curvatura reversa no intradorso, como o NACA 6409, o RAF 32, o Eiffel 400 e o NACA 4612 são excelentes para aparelhos de vôo-livre, planadores ou motorizados. Perfis simétricos como o NACA 2415 e outros são largamente empregados em aeromodelos acrobáticos VCC ou radiocontrolados. Os delicados modelos para interiores têm um perfil tão delgado que só o extradorso é plotado e, para finalizar, os modelos de velocidade devem empregar perfis simétricos ou semi-simétricos bem delgados.

A evolução dos microcomputadores veio beneficiar os aeromodelistas; hoje em dia pode-se adquirir programas ("softers") que não só auxiliam o desenho de perfis como também auxiliam no projeto estrutural da asa.

Os regulamentos que regem as competições de vôo-livre motorizado, como o Power-F.A.I., especificam uma determinada área máxima de asa, limitam a cilindrada do motor e determinam o tempo máximo que o aeromodelo deve voar sob a potência do motor. Modelos atuais de competição tendem a ganhar altura quase que verticalmente impulsionados por motores superpotentes e, depois, devem voltar ao solo em vôo planado. Uma vez que perfis espessos causam arrasto suficiente para retardar a subida motorizada, as asas desses modelos estão se tomando cada vez mais delgadas. Muitos projetos bem sucedidos empregam perfis plano-convexos mais afilados que o Clark-Y em vez dos côncavos-convexos porque, apesar destes últimos tecnicamente apresentarem melhores resultados de planeio, eles são sujeitos às deformações no intradorso causadas pela entelagem (cobertura da célula do aeromodelo por papel, tecido ou plástico esticado sobre a estrutura) que cria depressões e outras imperfeições sobre as nervuras, longarinas, etc. que deformam o desenho do perfil. As nicas asas que mantém perfeitos os contornos do perfil em toda a extensão da envergadura são aquelas totalmente chapeadas com balsa, o que as toma mais pesadas do que as enteladas.

Aeromodelos radiocontrolados geralmente empregam perfis plano-convexos (como o Clark-Y, para treinamento), semi-simétricos (transição para acrobacia ou escala) e simétricos (acrobacia ou velocidade). Os perfis simétricos são também utilizados em quase a totalidade dos aeromodelos VCC onde podem ser espessos em modelos que vão dos treinadores aos altamente acrobáticos ou delgados em modelos de velocidade. Uma alternativa mais simples do que aquela de sair selecionando perfis através de tabelas e gráficos seria consultar projetos semelhantes publicados em revistas especializadas ou copiando da planta de um "kit" de modelo similar. Mas, de qualquer forma, procure familiarizar-se com a nomenclatura dos perfis e procure entender o processo para desenhá-los a partir de uma tabela de coordenadas.

A quantidade de sustentação produzida por uma asa é afetada pelo seu formato e pelo seu alongamento que é a relação entre seu comprimento (ou envergadura) e a sua largura (ou corda). Calcula-se o alongamento dividindo-se a envergadura pela corda média. Por exemplo, uma asa com 98cm de envergadura e 18cm de corda média teria um alongamento igual a 6:1 (98÷18= 6). Os formatos poderão ser vários (veja a ilustração) mas os mais comuns são os retangulares, trapezoidais, elípticos (ou parabólicos que são muito semelhantes) ou combinações destes três. Teoricamente, nos aeromodelos, devido ao efeito escala, as asas elípticas são consideradas as mais eficientes seguidas pelas trapezoidais. Na prática, como em várias categorias e modalidades há modelos vencedores que utilizam asas com formato retangular não se sabe se vale realmente a pena plotar e cortar nervuras para asas elípticas ou trapezoidais.

caracteristicas 1 F.jpg (111747 bytes)

Entretanto, o alongamento é mais determinante que o formato. Maiores alongamentos realmente aumentam a eficiência das asas de aviões reais e aeromodelos porque quanto menor for a corda, menor será o arrasto induzido (resistência produzida pelo movimento da aeronave através do ar). Ao cortar a atmosfera a asa causa perturbações no ar ao seu redor. Uma maneira simples de visualizar o aumento de arrasto induzido em proporção ao crescimento da corda é imaginarmos um círculo tendo como raio a largura da corda. A área do círculo represente a quantidade de arrasto induzido. Observe na ilustração como cresce o arrasto quando a corda é dobrada de largura. Planadores de alto desempenho apresentam asas com grandes alongamentos, algumas vezes excedendo à20:1. Por razões estruturais aviões de carga ou bombardeiros quase nunca ultrapassam a relação 20:1. Aeronaves de corrida ou caças militares geralmente têm asas com 6:1. Conforme suas categorias e modalidades, os aeromodelos apresentam variações típicas nos alongamentos de suas asas (vide ilustração).

Vimos que a sustentação é gerada pelo perfil que causa um vácuo parcial no extradorso da asa ao atravessar a atmosfera em velocidade suficiente. O ar, com mais pressão no intradorso, empurra a asa para cima como se esta fosse um pistão dentro de um cilindro. Mas nas pontas o diferencial de pressão faz com que o ar em baixo flua rapidamente para cima contornando o bordo marginal (ponta da asa).

caracteristicas 1 G.jpg (88822 bytes)

Como a asa está em movimento para a frente, o ar não passa para o extra-dorso e sim vai ficando para trás criando um movimento circular que causa um redemoinho que chamamos de vórtice. Esta perda de energia é uma grande causadora do arrasto induzido e a forma de minimizá-lo é justamente diminuir a corda nas pontas.

Este é um dos motivos porque as asas elípticas são mais eficientes que as outras. Outra maneira de reduzir o vórtice éa incorporação de winglets que são pequenas superficies verticais instaladas nas pontas das asas mas este é um recurso cuja eficiência ainda não está definitivamente comprovada em aeromodelos.

caracteristicas 1 H.jpg (46864 bytes)

Há também o arrasto parasita produzido por componentes da aeronave expostos ao fluxo de ar como rodas, montantes, cabeças de rebites, etc.

Faz parte do arrasto parasita o atrito com o ar causado pela fricção do ar atmosférico com a superfície do avião. Isso explica a utilização de filetes e carenagens formando curvas elaboradas para melhorar as características aerodinâmicas do aparelho e conseqüentemente reduzir o arrasto parasita.

Undelete Plus

Undelete Plus é uma ferramenta freeware capaz de recuperar arquivos que foram excluídos acidentalmente. Possui compatibilidade para sistemas organizados nos formatos FAT e também NTFS. Sua interface é simples, sendo assim, o processo de busca e recuperação das informações pode ser executado por qualquer usuário.

Roda em Windows 95, 98, NT, 2000, Millenium, XP, 2003

Download Undelete Plus

Fonte:superdownloads

domingo, 30 de dezembro de 2007

Tradutor de latidos!!!

tradutor de latidos

Cachorros e homens têm tudo para se tornarem cada vez mais próximos. A empresa japonesa Tokara promete lançar um aparelho que identifica e interpreta os latidos dos cães e os traduz em sensações humanas, como frustração, ameaça, alegria, tristeza e desejo. A engenhoca, que consiste em uma coleira com microfone e um receptor com tela de cristal líquido, deve custar cerca de US$ 100.

Previsões para o futuro do passado!!!!

Como Saber se seu Amigo é um Robô

Você pode até não ligar muito pra isso mas isso pode ser algo muito perigoso.

Eles podem ser robôs assassinos radioativos vindo do espaço para dominar a terra e camuflados de meros seres cidadãos humanos. Quando você menos espera, ele crau e você já era (onde crau pode ser entendido como qualquer coisa).

Ou pior, você pode se apaixonar por uma amiga, declarar seu amor para ela e em seguida ela le revela que na verdade é ela é um robô (e assassina e radioativa e vinda do espaço)! É meus amigos, como Nazareth disse sabiamente, Love Hurts. Aliás, se você ler esse post sem escutar essa música você não esta fazendo tudo errado.

Mas a internets, na sua infinita sabedoria, bolou um plano para separar os humanos de robôs e quer pode facilmente ser adaptado para testar amigos. São os (malditos) captchas, uma acrônimo em inglês para Teste de Turing Público Completamente Automatizado para Diferenciar Computadore e Humanos. Isso nada mais é do que as famosas letrinhas que você fica escrevendo para pode ter acesso a certos serviços que poderiam ser usados para spam por robôs.

Captcha
Visite minha seção de tirinhas para ver outros desenhos.

Passo 1: Para você saber se um amigo seu é um robô você vai precisar de alguns pincéis coloridos e uma placa em branco. Escreva na placa uma palavra, nem muito curta nem muito longa, uma que a maioria das pessoas normais poderia ler. Escreva também com várias cores letras espalhadas pelo quadro, de modo a dificultar a leitura da placa.

Passo 2: Tente ler a placa. Se você não conseguir ler a placa uma das coisas aconteceu:

  • Você é um robô! Vá falar com seus pais.
  • Você fez errado, seu burro! Volte para o passo 1.

Se você conseguiu ler sua própria placa, vá para o passo 3.

captcha para seus amigos
O pior pesadelo de todo robô!

Passo 3: Mostre sua placa para um amigo que você deseja testar. Peça para ele dizer o que está escrito. Fique muito atento a reação dele pois isso é o que vai determinar o resultado do teste. Podem acontecer três coisas:

  • Ele fica nervoso e diz que está atrasado para um compromisso inadiável e terá que sair imediatamente. Nesse caso, ele é um robô.
  • Ele fica tranquilo e dá uma resposta, errada. É um robô.
  • Ele fica tranquilo e dá uma resposta certa. É um humano (mas nunca se sabe, você pode ter feito uma placa muito fácil, nesse caso volte para o passo 1).

Como saber pra onde uma TinyURL vai realmente te levar!!!!!

Quem nunca hesitou em clicar em uma tinyURL que seja o primeiro a jogar pedras contra este post.....

image

Estava pensando um pouco sobre as tinyURLs e como eu e alguns amigos temos o costume de nos enganarmos mutuamente puxando conversa sobre um assunto qualquer e passando uma tinyURL que contenha Spoilers sobre nossas series favoritas e ou coisas não muito agradaveis, com o pretexto que contem informações sobre o assunto que conversavamos, decidi arrumar um jeito de não mais cair nesse velho truque....e descobri...
O proprio site tinyURL possui um serviço de preview no qual vc pode saber o link para o qual será direcionado, e o melhor ...é a penas um cookie que o site coloca na sua maquina, ou seja nada de trabalho extra a não ser entrar em:
http://tinyurl.com/preview.php

Eu não caio mais no velho truque.....espero que ajude vcs a evitarem tambem.....

Como desbloquear o iPhone - Tutorial

iPhone Unlock Desbloqueado

Este tutorial de desbloqueio do iPhone encontrei no “De Graça É Mais Gostoso“.No arquivo disponibilizado para download tem todos os programas necessários, é simples (eu acho). Eu também não testei por falta de um iPhone :-P Não me responsabilizo por nada que venha acontecer.

Tutorial Desbloqueio do iPhone - Download RapidShare
Tutorial Desbloqueio do iPhone - Download EasyShare

Liberado o AnySIM 1.1 (um Software de Desbloqueio Grátis) para iPhones 1.1.1

Desbloquear iPhoneFoi liberado pelo “iPhone Dev Team” uma versão do AnySIM que é compatível com iPhones rodando software/firmware 1.1.1. De acordo com o anúncio feito pelo netkas, este software foi testado com os dois 1.0.2 e 1.1.1 firmwares. O AnySIM oferece uma solução grátis para desbloqueio do iPhone e aparentemente, se eu não estou errado, este software NÃO conserta os problemas de baseband das versões anteriores. Veja uma nota do iPhone Dev Team:

“Este software somente funciona com iPhone VIRGENS 1.0.2 ou 1.1.1. Estamos trabalhando para tentar re-virginizar os telefones. NÃO USE ESTE SOFTWARE SE VOCÊ POR UM ACASO JÁ USOU O ANYSIM 1.0 ANTERIORMENTE.”

Em outras palavras, se você desbloqueou o iPhone enquanto estava usando o software/firmware 1.0.2, não use esta versão do AnySIM 1.1. Esta versão somente pode ser usada para iPhone novos com firmware/ software 1.1.1 ou iPhones que foram feitos o upgrade de 1.0.2 para 1.1.1 mas nunca desbloqueados.
Tenha atenção que como o AnySIM funciona, ele desliga o WiFi até que você reinicie. Não desbloqueie a versão 1.0.2 e depois faça o update para 1.1.1. Fazendo o update de um iPhone desbloqueado 1.0.2 para 1.1.1 irá rebloquear seu aparelho novamente.

Sempre é bom lembrar: que mesmo que este software seja testado para evitar danos - ele não danifica o NVRAM/seczone - assim como o software é muito novo e ainda tem muito a ser testado. Por isso fica de sua responsabilidade fazer qualquer modificação em seu iPhone.

Uma dica: O iPhone Dev Team diz que se você receber uma mensagem “failed to unlock” na 1.0.2, você provavelmente ainda está desbloqueado. Reinicie e tente novamente.

Links úteis:
iPhone anySIM 1.1
Por favor faça o download do arquivo aqui.

iPhone JailBreak 1.1.1
Por favor faça o download do arquivo aqui.

anySIM 1.1 Mac OS X
Por favor faça o download do arquivo aqui

Como desbloquear o iPhone por programa sem usar chip externo

Há um certo tempo tem sido tentado desbloquear o iPhone. O TurboSim, um chip que emula um chip da AT&T, enganando o iPhone para que ele libere o uso para outras operadoras via chip.

Mas nesta Segunda feira, dia 10 de setembro de 2007, será lançado o iPhoneSIMfree, um programa, isso mesmo, um software que irá desbloquear o iPhone remotamente, sem necessitar de um chip para fazer o serviço sujo.

iPhoneSIMfree tela inicia

O mais absurdo de tudo é que os criadores do iPhoneSIMfree vão utilizar seu IME (código único que identifica seu celular no mundo. Acho que todos celulares tem isso) para saber se você pagou ou não a pirateada. Se você não pagou, não será liberado o acesso! Ou seja, estão validando até a pirataria!!! Não é só no Brasil que acontecem absurdos.Para desbloquear seu iPhone, caso você pretenda comprar, você terá que visitar o site desse produto, clicando aqui.

Existe até um FAQ (Dúvidades Frequentes) sobre como funcionará o iPhoneSIMFree. Copiei e colei em inglês para quem quiser ler.

1. Would all the same features still work?

Yes. Except for Visual Voice mail (which is an exclusive AT&T feature), all features currently available on locked phones will be available on unlocked phones. *

2. Is it resistant to updates?

While we have taken all possible measures to ensure that the phone will remain unlocked, we can only guarantee the current released versions of updates (up to and including 1.0.2). With any of these versions, even if the phone is fully restored, the phone will remain unlocked.

3. If I restore my phone will the software still work?

Yes (confirmed up to version 1.02)

4. Is it completely unlocked for voice and data use with any alternative carrier?

We have tested both voice and data extensively in multiple countries, using various different carriers and have found no problems. **

5. Do you still need itunes to activate the phone?

Activating your phone with itunes is not the only method available for activation. In order to use our software you will need to activate your phone through the means of your choice (see question 11)

6. Will the unlock work on phones that have been activated?

Yes, an activated phone is required for our software to work. (see question 5 above)

7. Can I unlock it before the AT&T registration process?

Yes

8. Does it work with 1.02 update?

Yes

9. Will it work on my network?

If your network supports a standard GSM sim

10. What is the process the end user will go through?

Currently our initial release will require that the end user activate and “jail break” in order to place our app on the phone. (We are working toward a fully automated pc/mac application to be released shortly after launch)

11. Is it easy to install?

Unlike other methods currently available, our software is by far the simplest and quickest to install and set up.

12. How many iphones can I unlock with one license?

One

13. When can I get it?

We are hoping to release in the next 48-72 hours

14. How much is it?

We are currently working on various pricing structures which will be announced in due course.

15. Payment method?

We are working to offer as many different methods as possible

16. Do you offer 100% money back guarantee if the software does not work?

The unlock WILL work. We cannot offer any guarantee should Apple Inc. choose to re-lock the phone after a future update.

17. How do you deliver the software?

The software will be made available for download once a registered user has made their payment.

* = youtube may require some specific activation.

** = iphone software update 1.0.2 is required to enter the correct provider details for data usage.

Desbloqueando IPhone via Hardware Tutorial em ingles!





Replicando a informação!

FULL HARDWARE UNLOCK OF IPHONE DONE

Video

Yes thats right, we have an unlocked iPhone. The hardware is only used to unlock the iPhone, and can be removed after it's unlocked. Thanks to gray, iProof, geohot, dinopio, lazyc0der, and an anonymous contributor for making this possible. Thanks also to everyone who donated and stuck with us in #iphone.unlock. Our group has agreed to release the method in one week. The current method involves taking apart your phone and doing some complicated soldering, with a high probablity of a bricked phone. Although after the phone is unlocked all the hardware can be removed. We hope to find a software unlock very soon. So in one week exactly from this blog post(thats less than the time it takes to ship a turbosim) we will release simple step by step instructions for unlocking, probably not even involving hardware. Sorry about the wait, but I assure you it will be worth it.


ITS RELEASE TIME

Welcome to the final countdown. I am leaving for college Saturday, and have been busy lately with getting everything ready. And once I am there, I really won't have much time to work on the iPhone. But I don't want to leave being the only person with an unlocked iPhone :) So we have decided to release the hardware unlock. The hardware required is decently simple, and most people who have modded a game system have the soldering ability required to do it. This has been a great adventure, the "summer of the iPhone", and I finally achieved my goal of getting my phone working on T-Mobile. So its about time everyone else can do this too.
Here is the release plan. Last night, I went to the Apple store, and purchased a brand new 4GB iPhone. At 8AM EST sharp, I will begin unlocking a NIB iPhone step by step on the blog along with everyone who wants to come along. I'll be answering any questions on #iphone.unlock @ undernet. I'll be doing the hardware part first, so you can wait to see if you think the hardware is too complicated before diving in and taking apart the phone. But it really is only a wire that needs to be soldered. So see you all at 8 AM EST.


What you need


--First, an iPhone. Of the sshed and jailbroken variety. Also, kill commcenter by moving the LaunchDaemon plist out of the directory.
--Some trusty case opener tools(read: guitar picks) Read one of the many tutorials available online for taking apart your phone.
--A soldering iron. This should've cost you more than $10.
--Fine pitch wire. I used magnet wire salvaged from a little motor.
--An unlock switch. The bigger and more badass, the better. Or if you are cheap, wire cutters :-)
--A red bull. This requires concentration, something I don't have without Red Bull.


Some Comments on the Method

This method is very similar to the method used to unlock the Siemens phones with the S-Gold2 chipset. The S-Gold2 has a bootrom which allows you to download a bit of unsigned code. This code is run if certain flash addresses are blank. Using a little hardware trick, which I'll explain later, we make them appear blank. Then once we have unsigned code running on the baseband, we can download a modified firmware, with the unlock patched in, to the nor flash. The signature checks only cover this region while it is being downloaded the first time. Once the code is on the NOR we can do whatever we want. So patch out the PN lock; Voila, unlocked iPhone.


Step 1


First, I would like to say thanks again to gray, iProof, dinopio, lazyc0der, anonymous, the dev team, nightwatch, and everyone who donated. Without them, there would be no unlock today, and I surely wouldn't be up at 8AM.
Second, you may brick your iPhone using this tutorial. YOU ARE WARNED.
Okay on to the actual step. Remove the black part, the three screws, and the aluminum case. Disconnect the wire connecting the phone to the case. Do not remove anything else. Comment on these posts if you are with me so far. Once we get a good number of comments I'll move on.


Step 2


Also remove the metal cover over the comm board. This is all the disassembly you have to do. If you feel like being safe, desolder the battery red lead. I didn't :)


Step 3


The red line is covering the A17 trace. In order to trick the chip into thinking the flash is erased in the correct section, you will need to pull this high. Scrape away at the trace with something like a multimeter probe. Then solder a very thin wire to it. Be very careful. Only scrape away at that solder mask above that one trace. YOU DO NOT WANT TO BREAK THE TRACE. This is the hardest step in the whole process; the rest is cake. Also solder a wire to the 1.8v line. Connect to wire coming from the trace and the wire coming from the 1.8v to your unlock switch. Be careful, you only get one chance to do this right. Thanks again to Nick Chernyy for the picture.


My Finished Step 3


Hopefully yours will look like this.


Zoomed In Step 3


You can do it. I believe in you.


Step 4

Ok, time to test what you just soldered. First use the continuity check on a multimeter to make sure the wires aren't shorting to ground or to each other. Make sure your switch is in the off position. Power up your iPhone. Hopefully it didn't smoke :) Now go into minicom to tty.baseband and send a few commands, AT a few times will do. It should respond OK. Now flip your switch, the baseband should stop responding. Even when you flip it back, the baseband still shouldn't respond. Be sure your switch is off, then open another ssh and run "bbupdater -v" You can get bbupdater off the ramdisk. This should reset the baseband, and minicom should start working again. If it did this, your soldering is most likely good, and you are ready to actually start unlocking your phone!!!


Step 5

If it passed the checks in step 4, congratulate yourself. You are a pro solderer. Go eat lunch. If not, don't worry yet. I must've thought I bricked my phone 100 times. First of all, to power up your phone you don't need to reconnect the case with the power button. Just connect it with USB, it'll power itself up. Secondly, don't waste time compiling minicom. Download the binary here, and termcap here.


Step 6

Now, with the switch off, your baseband should be working perfectly. Here you should take a NOR dump of your phone. The dev team's NORDumper is a great way to do this. This is good to have in case something goes wrong. You can extract the firmware from this as well, which we'll get to later.


Step 7

So here is the first tool release, iEraser. This erases the current firmware on your modem. Don't worry, you can always put it back with bbupdater. Here how the bootrom check works; it reads from 0xA0000030 0xA000A5A0 0xA0015C58 0xA0017370 and all these addresses must read as blank, or 0xFFFFFFFF. When you erase flash, it becoms 0xFFFFFFFF. But you can't erase those locations, because they are in the bootloader. So thats where the testpoint comes in. Pulling A17 high hardware OR's the address bus with 0x00040000(offset one because data bus is 16 bit) So the bootrom instead checks locations 0xA0040030 0xA004A5A0 0xA0045C58 0xA0047370, which are in the main firmware and can be erased. Pretty genius :)
To use this tool, you need the secpack from your modems version. The erase of this section is protected. Check the modem version in Settings->About. It'll either be 3.12(1.0) or 3.14(1.0.1 and 1.0.2). You need the ramdisk which cooresponds to your version. Then go into "/usr/local/standalone/firmware" and get the ICE*.fls file. Extract 0x1a4-0x9a4 and save it in a file called secpack and place it in the same directory as the ieraser tool. Run ieraser. This should erase the modem firmware and leave you one more step on your way to unlocking.


Step 8

Now its time to patch the firmware. Thanks to gray for finding these patches, this required some very complicated reversing. First, you need to extract the firmware from your nor dump. The range you need is 0x20000-0x304000. Save this file as "nor". The patches you need to apply are as follows. These are offsets from the begininning of the file to saved as "nor". Choose your version, and patch.
3.12: (213740): 04 00 a0 e1 -> 00 00 a0 e3
3.14: (215148): 04 00 a0 e1 -> 00 00 a0 e3
Resave the file nor, you'll need it soon...


Step 9

The final tool is iUnlocker. This tool uploads a small program, "testcode.bb", to the baseband using the bootrom exploit. This program needs to be in a dir with "nor", the file you obtained in the last step. You need to have the switch on when running this program. This will download and run the code in "testcode.bb" Then the program will stop and ask to to turn off the switch. Do so. You type any character then hit enter. The nor download starts right away. When the counter reaches 0x2E4000, it is done. Run "bbupdater -v". Hopefully it will return the xgendata. If is does, the nor upload was successful

Step 10: The Last One

minicom into /dev/tty.baseband. If you already used up your attempt counter, the phone should already be unlocked. If not just run 'AT+CLCK="PN",0,"00000000". That will unlock the phone for sure. Run 'AT+CLCK="PN",2'. It should finally return 0!!!
Your phone is now unlocked. Exit minicom and copy the CommCenter plist back to its place. Reboot. iASign. And enjoy your unlocked iPhone.



Na integra aqui!

Desbloquear iPhone com Software ToolKit

iPhone DesbloqueioQuer desbloquear iPhone sem assinar o contrato de dois anos com a AT&T ou nenhuma outra operadora? Você veio ao lugar certo! Sem utilizar “códigos complicados de desbloqueio do iPhone”, você pode desbloquear iPhone com apenas UM clique.

O toolkit software para desbloquear o iPhone é bastante confiável, rápido e fácil de usar. Somente basta clicar no botão ‘Unlock iPhone’, e o processo será completo AUTOMATICAMENTE em poucos segundos. Após o desbloqueio você terá em suas mãos um iPhone desbloqueado, onde você pode ver filmes e tocar músicas mp3 (o melhor ipod já produzido), e também você pode usar o nevegador (Wi-Fi). Na próxima semana será irei descrever como desbloquear usando um SIM-card.

Licença: 100% GRÁTIS;
Requirimentos: iTunes 7.3.0.54 (Você tem que usar esta versão para desbloquear iPhone. Você pode fazer o upgrade para a nova versão depois disso), modelos iPhone 8GB or 4GB;
OS: Windows or Mac OS X;
Download versão Windows

Outras formas de desbloquear iPhone
1. Hack/desbloqueio completo iPhone usando um Turbo SIM Card ($80 para um SIM em branco): Link

2. iPhone desbloqueio para uso na Europa (um SIM leitor/escritor, um SilverCard smart card e V1Comp SIM necessários): Link

3. Usando um SIM antigo da Cingular(operadora de celular EUA) no iPhone e fazer-lo funcionar no Mac: Link

O Que é iPhone?

Acabando literalmente com anos de especulações talvez do produto mais intenso seguido na história da Apple — o iPhone foi lançado no dia 29 de Junho de 2007 nos Estados Unidos. Sim, está dito: o “iPhone,” um dos produtos mais esperados do mercado mundial desenvolvidos por Steve Jobs foi colocado no mercado.

iPhone Foto

Especificações do iPhone

As especificações do dispositivo é de 11.6 milímetros (que é o bem fino, pela maneira) inclue 3.5-inch 480 x 320 de polegada touchscreen ecrã com sustentação multi-táctil e com um sensor de proximidade que desliga a tela quando está perto de sua cara, câmera de 2 megapixel, 4GB ou 8GB de armazenamento, Bluetooth 2.0 com EDR e A2DP, WiFi que conecta automaticamente quando conecxão disponível, e rádio para GSM quad-band com BORDA. Talvez o mais surpreendente, embora, de alguma forma ele funciona em modo OS X (programa da Apple) com sustentação para Widgets, Google Mapas, e Safari(navegador de internet do Mac), e iTunes (naturalmente) e com o CoverFlow. Uma parceria com o Yahoo permitirá que todos os clientes do iPhone tenham acesso ao email livre do IMAP. Apple diz que a bateria tem 5 horas de vida para a conversa ou o usar vídeo, e com 16 horas cheias na modalidade de música — nenhuma palavra quanto ao tempo de espera ainda.

Qual o Preço do iPhone?

O iPhone 4GB saiu nos E.U.A com o exclusivo provedor chamado AT&T no valor de $499 em um contrato dois anos, 8GB preço de $599. Distribuido para a Europa no quarto quarto do ano, Ásia em 2008. Nenhuma previsão ainda para o Brasil.

sábado, 29 de dezembro de 2007

Assuntos mais pesquisados no Google em 2007

Segundo o proprio Google os assuntos mais pesquisados foram:

Fastest Rising (global)

  1. iphone
  2. badoo
  3. facebook
  4. dailymotion
  5. webkinz
  6. youtube
  7. ebuddy
  8. second life
  9. hi5
  10. club penguin

Fastest Rising (U.S.)

  1. iphone
  2. webkinz
  3. tmz
  4. transformers
  5. youtube
  6. club penguin
  7. myspace
  8. heroes
  9. facebook
  10. anna nicole smith

Fastest Falling (global)

  1. world cup*
  2. mozart
  3. fifa
  4. rebelde*
  5. kazaa
  6. xanga
  7. webdetente
  8. sudoku
  9. shakira
  10. mp3
*featured in our 2006 fastest-rising list

Tutorial Basico Vedic Math

Ja falei antes aqui no blog sobre Vedic Math, mas estou postando hj um tutorial bem basico que exemplifica um pouco do assunto, infelizmente tudo em ingles:

Adaptar controle do PlayStation para o Computador

Sei que é muito mais facil comprar um pronto, mas para aqueles que gostam de eletronica e de fuçar em tudo quanto é coisa estou postando hj um esquema do freebr para montagem eadaptação de um controle de PlayStation para o computador.... ai vai:

MATERIAL NECESSÁRIO

5 DIODOS 1N4148

1 CONECTOR PARALELO DB25 (MACHO)

1 PAD PADRÃO PSONE




Acompanhe na ilustração abaixo a posição dos pinos do conector DB-25

Corte o Conector do Cabo do Controle do PSONE. Descasque as pontas dos 7 fios. Em seguida solde os fios e os 5 diodos na posição mostrada na ilustração abaixo:

As cores Originais da Fiação existente nos controles do PLAYSTATION são:

(Verde, Marrom, Vermelho, Azul, Amarelo, Laranja e Preto)

Observando a ilustração acima, Solde o FIO VERDE no pino 2 do conector DB25. O Fio Marrom no Pino 4, Os 5 diodos respectivamente nos pinos 5,67,8 e 9. Fio AZUL no pino 10, Fio AMARELO no pino 11, Fio LARANJA no pino 12 e o Fio PRETO num jumper que deve ser feito entre os pinos 20 e 21.

Agora voce tem um controle de Playstation adaptado para utilizar em seu computador. O que vai necessitar agora são: O Emulador e um Driver para instalação de seu novo Controlador

EMULADORES

São programas que permitem emular num computador um console de videogame. Os melhores existentes no mercado são o EPSXe e O Virtual Station. Todos os emuladores necessitam de alguns arquivos importantes para funcionarem corretamente. São a Bios e os Plugins. Voce deverá copiar os puglins diretamente no site dos criadores dos emuladores, e procurar pela Bios em algum lugar na WEB pois ela não é fornecida com nenhum emulador e também não poderemos informar onde encontra-la.

SITE PARA DOWNLOAD DE EMULADORES E PUGLINS

EPSXE

ADRIPSX

SITE PARA DOWNLOAD DO DRIVER DO CONTROLADOR

http://www.aldostools.com/dpad.html

sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Pulso dolorido? Use um mouse para os pés!

Tá cansado de navegar com o mouse? Então vc já pode apelar para o mouse para os pés.....
Alem do atrativo pra quem tá cansado do metodo convencional, acho que finalmente alguem pensou que existem pessoas que não possuem um ou mesmo os dois membros superiores e que adorariam poder usar um computador.






O Mito dos Megapixels

Ken Rockweel é uma figura folclórica no mundo da fotografia. Através de seu site ele divulga idéias e alguns testes práticos que acabam gerando muita polêmica. Alguns meses atrás ele comparou uma Olympus Trip (câmera rangefinder bem antiga) com uma Canon EOS 5D (câmera de sensor Full Frame top da Canon). O surpreendente do teste é que a Olympus Trip ganhou a parada. Ele é tão polêmico que até já criaram o Ken Rockwell Facts dizendo que ele é o Chuck Norris da fotografia. Mas, mesmo sendo polêmico, e as vezes não demonstrando nenhum tipo de padrão técnico em suas análises, Ken fala muito do que a industria fotográfica não quer que seja dito. O mais recente e revelador artigo de Rockweel é a respeito do mito dos megapixels, coisa que todo mundo mais esclarecido sabe, mas que não é divulgado na grande mídia e nem pelos fabricantes em suas propagandas.

Segundo Rockweel, os grandes fabricantes precisavam de um elemento que levasse os consumidores a trocarem de câmera constantemente. O fator escolhido foi a quantidade de megapixels no sensor, ou resolução máxima de cada câmera. Porém, o que o consumidor comum não entende é que a quantidade de megapixels não tem nada a ver com a qualidade da imagem e sim com seu tamanho máximo de impressão. Questões como nitidez da imagem, representação das cores e contraste não são levados a sério, sendo que são fatores bem mais importantes para a qualidade de uma câmera digital. Recentemente, em uma propaganda veiculada em um suplemento de fim de ano da Revista Veja, duas câmeras eram anunciadas como sendo as únicas do Brasil que faziam fotos em Full HD. Ou seja, aproveitando todo o marketing sobre o lançamento da TV Digital os fabricantes estavam empurrando um equipamento que tem como opção fazer fotos em uma definição de 1920x1080, ou seja, 2 megapixels. Mas, poucos fazem as contas. Acabam sendo levados pela propaganda.

Tendo como base a real necessidade do consumidor de câmeras digitais no Brasil, não precisaríamos de equipamentos com mais de 3 megapixels. Ken ainda faz uma boa comparação entre a resolução da imagem (que é a quantidade efetiva de pixels), resolução da imagem no monitor (que é como vemos essa foto no computador) e a resolução de impressão (com o eterno problema da compreensão dos DPIs). Porém, no final, ele cai em seu velho problema que é a comparação da imagem digital com a imagem gerada pelas câmeras analógicas de filme. Ele faz uma defesa apaixonada de suas câmeras analógicas colocando como é possível fazer ampliações gigantes com o negativo de 35mm e tentando fazer um comparativo de quantos megapixels seriam necessários para gerar uma imagem do mesmo tamanho. Por isso, nesse momento, ele cai em contradição.

Megapixels não nos dão parâmetro para classificar a qualidade da imagem. A quantidade de pixels apenas nos informa até que ponto podemos ampliar em papel a cena fotografada. Por exemplo, se o individuo faz no máximo ampliações do tamanho padrão de 10x15 cm, apenas 1 megapixel é suficiente para gerar fotografias de qualidade, enquanto 6 megapixels são suficientes para gerar uma ampliação de 20x30cm com qualidade. Com o filme não existe um limite para essa ampliação, mas isso não é sinônimo de qualidade de imagem, apenas de capacidade de ampliação. Já há algum tempo sabemos que algumas câmera digitais podem gerar imagens com a mesma qualidade da película de prata. Mas, esse é um debate muito violento no mundo da fotografia que tende a durar um bom tempo ainda.

Então, o mais acertado na hora da compra de uma câmera digital é pesquisar os diversos equipamentos que estão disponíveis no mercado. Existem vários sites de reviews na internet com demonstrativos e analises de imagens geradas pelas câmeras. As vezes, uma câmera de 5 megapixels vai ter uma melhor qualidade de imagem do que uma de 12 megapixels.

Escolha de nomes de bebes!

Os gringos tem algumas ferramentas interessantes pra ajudar na escolha de nomes para crianças, infelizmente não encontrei nada parecido em portugues, mas quem sabe esses sites ajudem algum brasileiro a escolher tambem.....
De qualquer modo, mesmo que por curiosidade vale a pena dar uma olhada....

Frase do Dia!

"Quantas pessoas aqui têm poderes de telecinésia? Levantem minha mão. "

Codigo de destravamento(áreas) de diversos DVDs


Estou Publicando aqui uma lista com os codigos pra destravar diversos aparelhos de DVD.Uma dica é a seguinte, alguns aparelhos não listados aqui funcionam com codigos de outros modelos da mesma marca....



AFREEY LD-2020 AFREEY LD-2060 ALBA DVD103 ARCAM DV88


1. Usando o Controle Remoto
2. Pressione Setup
3. Usando o onscreen menu, escolha Preferences
4. Pressione Still/Step
5. Pressione Prev
6. Pressione Next
7. Você verá agora uma página de Setup escondida onde poderá efetuar a troca de região. Sete para Region Free.


Usando o Controle Remoto :

1. Pressione Setup
2. Pressione 38883
3. Use as setas para trocar a região ou selecione Bypass All

Para verificar o Firmware

1. Pressione Setup

Pressione 12345




1. Pressione PAUSE no controle remoto.
2. Pressione ENTER (Alguns modelos não precisam)
3. Pressione 3-1-4-1-5-9
4. Será exibido uma mensagem tipo COde--
5. Informe a região desejada de forma rápida.




1.

Utilizando o controle remoto pressione OPEN/CLOSE
2.

Pressione 1-1-1-1
3.

Em seguida digite a região


A-TREND AD-L528 A-TREND LE-511

ACOUSTIC SOLUTIONS

DVD-551
AIWA DVD-2240


1. Ligue o DVD-Player e sem disco:
2. pressione 'stop' no controle remoto;
3. pressione '1','9','9','9' e então 'enter';
4. Um menu de regiões irá aparecer;
5. selecione 'all' para liberar o aparelho para multiregão.
(segunda opção)
1. Ligue o DVD-Player e sem disco:
2. Tecle 3, 1, 4, 1, 5, 9 no controle e a palavra CODE deverá aparecer na tela ou OSD do DVD-Player;
3. Pressione o número da região que deseja habilitar. Ex: 1 para EUA; 4 para BRASIL; etc.
4. Pressione 'pause';
5. Desligue o aparelho e ligue novamente.

Obs. Lembre-se que DVD's mais novos com 'Enhanced Regional Coding' podem não funcionar com região 0.
1. Com o DVD-Player ligado:
2. Pressione: 'STOP, 1, 9, 9, 9';
3. Um menu irá aparecer;
4. Modifique o campo "ZONE" para "ALL".

1. Ligue o DVD-Player e sem disco:
2. Pressione "Setup" no controle;
3. Pressione "Next, Stop, Pause, Prev, Next";
4. Surgirá o "Region ID", leve a seta para "bypass" para multiregião;
5. Pressione "Select/play" para confirmar.

Obs. Selecionar região 1 se você quiser rodar discos com codificação RCE encoded discs. Infelizmente, não é possível desabilitar o Macrovision através deste menu.


1. Sem disco na bandeja, ligue o aparelho pelo controle remoto;
2. Espere a mensagem "NO DISC" aparecer;
3. Aperte a tecla PAUSE e ENTER, em seguida digite 314159
4. Aparecerá na tela da TV "CODE" ou "FF";
5. Digite o número "0" (multiregião) ou o código da região desejada;6. Aperte a tecla PAUSE para memorizar e desligue o aparelho, aguarde alguns segundos e ligue-o novamente.




AIWA XD-DV170


AIWA XD-DW1


AIWA XR-DV370KN


AIWA XV-DV480
1 - Sem disco na bandeja, pressione o botão POWER no painel frontal para ligar o aparelho.
2 - Pressione e segure as teclas 'top menu', 'menu' e 'OSD' até que a palavra 'factory' seja exibida no display.
3 - Pressione o botão POWER no painel frontal para desligá-lo.
4 - Ligue-o novamente e insira o disco. 1 - Insira o disco e feche o compartimento
2 - Abra o compartimento e retire o disco
3 - Feche o compartimento e pressione STOP no aparelho
4 - Depois de alguns instantes digite "8710"
5 - Para determinar a região, digite o número referente a ela 1 - Sem disco na bandeja, pressione PAUSE pelo controle.
2 - Digite o código "314159"
3 - Pressione "0" para todas as regiões
4 - Pressione PAUSE novamente pelo controle
5 - Desligue o aparelho e aguarde alguns segundos. 1. Ligue o DVD-Player pelo controle e verifique se há disco no compartimento. Se houver, retire e aguarde a mensagem "NO DISC" aparecer no display;
2. Pressione "PAUSE" no controle remoto;
3. Tecle no controle o código '342292' e o display irá mostrar a palavra "CODE__"
4. Pressione 00 no controle remoto para Region free (multiregião).
5. Pressione "PAUSE" novamente;
6. Desligue o aparelho;
7. Aguarde 5 segundos para que a EPROM seja atualizada;


AIRIS L-103E


4KUS DVR-230


ABOSS AB-6863


ADVUEU PD710


Digite 75180 no controle remoto.
Pressione SETUP e mova o cursor até EXIT.

Pressione 2960 e ENTER.

O Menu de Códigos irá aparecer. Basta Selecionar.
1.Pressione SETUP pelo controle remoto.

2. Mova o cursor até PREFERENCES, mas não selecione.

3. Pressione a Tecla (<-) Esquerda 5 vezes. 4. "Versão" irá aparecer no menu. 5. Selecione Versão. 7. Selecione o código para 0. 8. Encerre o SETUP. 9.Desligue o Aparelho (Diretamente pelo Player) e aguarde 20 segundos antes de ligar. Para acessar o Menu de Troca de Região: 1) Deixe o player sem disco. 2) Digite 9735 no controle remoto para acessar o Menu. 3) Escolha região 0 e Tecle PLAYER no controle remoto. AIWA XD-DW5 AIWA XD-DW7 AKAI ADV-8000 AKAI DVP-1000 1. Ligue o aparelho; 2. Insira um DVD qualquer; 3. Abra o compartimento, retire o disco e feche em seguida; 4. Pressione imediatamente a tecla "STOP" e aguarde alguns segundos; 5. Entre com o código 8,7,X ,0 e então '>>' no controle remoto;
6. O aparelho estará liberado para qualquer região.

Obs. Substitua o "X" pela região para qual deseja liberar.

(segunda opção)
1. Repita as etapas 1 a 4 anteriores
2. Entre com o código 8,7,2,0 e então '>>' no controle remoto;
3. O aparelho estará liberado para qualquer região.

Se preferir, ou for utilizar um disco com RCE use:

8,7,2,0,1 para região 1
8,7,2,0,2 para região 2


1. Ligue o aparelho;
2. Insira um DVD qualquer;
3. Abra o compartimento, retire o disco e feche em seguida;
4. Pressione imediatamente a tecla "STOP" e aguarde alguns segundos;
5. Entre com o código 8,7,X ,0 e então '>>' no controle remoto;
6. O aparelho estará liberado para qualquer região.

Obs. Substitua o "X" pela região para qual deseja liberar.

(segunda opção)
1. Repita as etapas 1 a 4 anteriores
2. Entre com o código 8,7,2,0 e então '>>' no controle remoto;
3. O aparelho estará liberado para qualquer região.

Se preferir, ou for utilizar um disco com RCE use:

8,7,2,0,1 para região 1
8,7,2,0,2 para região 2
1. Coloque o aparelho em 'stand by';
2. Digite o código '8926' mais o número da região para qual deseja liberar o aparelho ou 8926 mais 0 para liberar todas as regiões. 1. Desligue o aparelho através da tecla do painel;
2. Pressione e segure as teclas 'EJECT' e 'A-B', ao mesmo tempo;
3. Pressione a tecla 'ON/OFF' para ligar o aparelho;
4. Quando o texto 'A:00 D:12' (ou similar) aparecer no display, libere as duas teclas (Eject e A-B);
5. Pressionando a tecla 'PLAY' para subir e a tecla 'STOP' para descer, mude o valor de 'A' até ler 'A:05';
6. Pressionando a tecla 'SKIP-FORWARD' para subir e a tecla 'SKIP-BACKWARD' para descer, mude o valor de 'D' até ler 'D:00' para 'codefree', 'D:01' para região 1 ou ' D:04' para região 4, e assim sucessivamente;
7. Pressione a tecla "PAUSE" para salvar as alterações;
8. Pressione a tecla 'ON/OFF' para desligar o aparelho;
9. Após alguns segundos, torne a ligar o aparelho, coloque um disco e aperte 'PLAY'.


AMOISONIC 8506


APEX AD-600A


APEX AD-1200


APEX AD-3201
1. Ligue o aparelho e abra a bandeja
2. Sem disco inserido, pressione no controle remoto 01080

1. Com a porta aberta, aperte o botão SETUP.
2. Aperte STEP, REVERSE e FORWARD. Aparecerá a tela LOOPHOLES.
3. Escolha a região e desligue o Macrovision. Você também pode escolher o sistema PAL ou NTSC.

Obs. Funciona apenas nas primeiras versões.

MULTIREGIÃO:
1. Acione a tecla 'Setup', no controle remoto.
2. Digite a sequência: '3, 8, 8, 8 e 8'
3. Entrando numa página oculta, permitirá mudar o aparelho para qualquer região ou ajustar para codefree.

DESABILITANDO O MACROVISION:
1. Acione a tecla 'Setup', no controle remoto.
2. Digite a sequência: '5, 9, 0, 4, 1 e 9', no controle remoto.
3. Entrando numa página oculta, permitirá desabilitar o Macrovision e o CSS.


1 - Abra a bandeja, aguarde 30 segundos e pressione "8 4 2 1"
2 - Surgirá um menu com as opções "Region/Macrovision"
3 - Selecione "Region"
4 - Pressione ENTER até alternar para "0" (ou "9") 1 - Abra a bandeja, aguarde 30 segundos e pressione "8 4 2 1"
2 - Surgirá um menu com as opções "Region/Macrovision"
3 - Selecione "Region"
4 - Pressione ENTER até alternar para "0" (ou "9")


ARCAM DV-88

ARCAM DV-89

ARCAM FMJ DV-27/ DV-27A


ARCAM FMJ DV-29


ARISTON DVD-2000


AUDIOVOX DV-1680


1. Ligue o aparelho através do controle remoto.

2. Pressione a tecla OPEN/CLOSE

3. Digite 1111 no controle remoto

4. Digite 13 no controle remoto

5. A palavra "Region" + "13" deverá aparecer na tela confirmando a operação




1. Ligue o aparelho através do controle remoto.

2. Pressione a tecla OPEN/CLOSE

3. Digite 1234 no controle remoto

4. Digite 13 no controle remoto


1- Abra a bandeja.
2- Pressione 77.
3- Pressione 'Enter'.
4- No menu de serviço mude a região usando o código do país "13" 1. Pelo controle, pressione as seguintes teclas: SETUP, +10, PREV, NEXT.
2. Uma tela surgirá mostrando que o DVD-Player é habilitado para Região 1. Use as teclas direita e esquerda para selecionar a região que deseja rodar.
3. Quando a região desejada for selecionada, pressione a tecla SETUP para sair.
4. Desligue o DVD-Player

Obs. Poderá ainda selecionar região 0, o que habilitará o aparelho a ler discos de qualquer região, porém os DVD's mais recentes protegidos com RCE não irão rodar.




AUDIOVOX DVD-31AAST


BLUESKY DV-800


BLUESKY DV-900


BLUESKY DS-8315


Funciona para região livre (0) e macrovision off.

1- Ligar o aparelho na chave power.
2- Abra a bandeja e digite no controle remoto o código 9817.
3- Aperte o botão ENT repetidas vezes até aparecer "REGION 9"

4- Aperte RETURN.
5- Feche a bandeja, desligue o aparelho na chave power e ligue novamente.

Obs: Após inserir o código 9817 você escolhe mudar região ou macrovision on/off.


1. Pressione “Menu”
2. Digite “1 6 7”
3. Logo após, digite “0” (zero) para liberar todas as regiões

1. Pressione "Open"
2. Sem disco, pressione "Menu"

3. Digite 16719

4. No menu que surgir, pressione "OK", em seguida "0" e depois "Exit"




Siga as mesmas instruções para os aparelhos APEX AD 1200 e AD 3201

(segunda opção)
1. Abra a bandeja e pressione “INTRO”
2. Pressione “2 0 1 1 0”
3. Na tela aparecerá “SET OK”




BOSE 3-2-1 HOME

ENTERTAINMENT

System (Series 1)


BOSE 3-2-1 HOME

ENTERTAINMENT

System (Series 2)


BOSE LIFESTYLE 18

BOSE LIFESTYLE 28

BOSE LIFESTYLE 35

System (Series 1)


BOSE LIFESTYLE 18

BOSE LIFESTYLE 28

BOSE LIFESTYLE 38

BOSE LIFESTYLE 48

Systems (Series 2)


1. Ligue o aparelho pelo controle remoto.

2. Digite 9, 4, em seguida pressione as seguintes teclas, na seqüência, SHUFFLE, STOP, MUTE.

3. Desligue o aparelho, aguarde 1 minuto e ligue-o novamente, sempre através do controle remoto.


1. Ligue o aparelho pelo controle remoto.

2. Pressione as seguintes teclas, na seqüência, SEEK FOWARD (>>), TUNE, SHUFFLE, STOP, MUTE.

3. A bandeja deverá abrir e fechar 2 vezes confirmando a troca de região (codefree)

4. Desligue o aparelho, aguarde 1 minuto e ligue-o novamente, sempre através do controle remoto.




1. Ligue o aparelho pelo controle remoto.

2. Pressione as seguintes teclas, na seqüência, SEEK FOWARD (>>), TUNE, SHUFFLE, STOP, MUTE.

3. A bandeja deverá abrir e fechar 2 vezes confirmando a troca de região (codefree)

4. Desligue o aparelho, aguarde 1 minuto e ligue-o novamente, sempre através do controle remoto.




1. Ligue o aparelho pelo controle remoto.

2. Pressione as seguintes teclas, na seqüência, RIGHT, UP, SHUFFLE, STOP, MUTE.

3. A bandeja deverá abrir e fechar 2 vezes confirmando a troca de região (codefree)

4. Desligue o aparelho, aguarde 1 minuto e ligue-o novamente, sempre através do controle remoto.




BUSH DVD102


BUSH DVD2000


BUSH DVD2002


BUSH DVD2004


1.

Utilizando o Controle Remoto pressione OPEN/CLOSE
2.

Digite 2-0-0 e 1
3.

Presione ENTER
4.

Uma página oculta será exibida.
5.

Digite 13 para Todas as regiões
6.

Pressione OPNE/CLOSE



1. Utilizando o controle remoto abra a gaveta do disco
2. Coloque um disco Região 1 na bandeja mas não feche
3. Pressione 0-1-2-3
4. Pressiobe PLAY
5. Para retornar o player para região 2 sómente Abra a gaveta e coloque um disco região 2 sem fechar a bandeja. Pressione RETURN e PLAY.




1. Utilizando o controle remoto pressione OPEN
2. Digite 77
3. Pressione ENTER
4. Será exibida uma página de SETUP oculta. DIgite 13 para região livre.




1. Utilizando o controle remoto pressione OPEN
2. Digite 77
3. Pressione ENTER
4. Será exibida uma página de SETUP oculta. DIgite 13 para região livre.




BRITANIA

DVD MATRIX 9


CCE 2100


CCE 2600


COUGAR CVD-500
COUGAR CVD-515


1. Sem disco na bandeja, pressione "Setup" e selecione a página principal;

2. Digite "13791100" e use as setas para selecionar a região desejada;

3. Pressione "Select"


1. Pressione a tecla OPEN/CLOSE para abrir a bandeja
2. Aperte o botão A-B e, depois, o botão ZOOM
3. Pressione as setas na seguinte seqüência: para cima, esquerda, baixo e direita
4. Se der certo, vai aparecer na tela da TV REGION FREE.

(segunda opção)
1. Pressione a tecla OPEN/CLOSE para ABRIR a bandeja (mas não feche)
2. Digite a seqüência no controle: 1 1 1 1
3. Digite o número da região desejada ou apenas "0" (zero) para todas.
4. Pressione a tecla OPEN/CLOSE para FECHAR a bandeja com o disco 1. Pressione STOP e depois SETUP
2. Pressione STEP
3. E, por fim, pressione “<” e “>” 1. Com a bandeja aberta, digite: 2168 no controle
2. Pressione a tecla 9 do controle
3. Feche a bandeja com a tecla OPEN/CLOSE


COBY DVD 215


CYBERHOME AD-N212/512/515


CYBERHOME AD-L528/DVD-302/CH-DVD 500/CH-LDV 712


CYBERHOME CH-DVD 300
Pressione Menu

Pressione 1 e 9

Neste momento deve surgir um Menu.

Selecione a região pressionando PLAY.

Troque a Região

Pressione Play

Pressione OPEN e CLOSE

Pressione POWER OFF



Segundo método:

Abra a Bandeja do DVD

Pressione 2 8 1 2

Selecione a região pela tecla PLAY do controle remoto.




1.

Ligue o aparelho pelo controle remoto
2.

Digite 76
3.

Pressione SEL
4.

Informe 13 na página de Setup que for exibida.


1. Abra a bandeja.
2. Pressione STOP no controle remoto
3. Pressione 1, 9, 9, 9.
4. Será exibido um menu onde deverá escolher ALL na seleção de regiões.
5. Desligue o DVD pelo controle remoto.
6. Turn the player off by using the remote control. 1. Ligue o DVD sem disco na bandeja.
2. Feche a Bandeja.
3. Pressione pelo controle remoto: MENU, 1, 9.
4. Surgirá um menu com opções de regiões..
5. Pressione ENTER, digite a região escolhida e pressione ENTER para gravar.
6. Pressione OPEN / CLOSE.


CYBERHOME CH-DVD 400/CH-DVD 402/CH-DVD 402S


CYBERHOME MP016-A


CYBERHOME CH-LDV 702


CYBERHOME AD-L528, DVD-302
Com a bandeja aberta...
1. Pressione SETUP no controle remoto.
2. Digite: 1, 3, 6, 9.
3. Pressione o botão PARA ESQUERDA no controle 3 vezes.
4. Pressione o botão PARA DIREITA no controle.
5. Selecione a região no menu de opções. Certifique-se de que não há CD no player..

1.Ligue o DVD pelo controle remoto.
2.pressione STOP.
3.Digite 4408.
4.Digite 0.
5.Pressione ENTER. 1. Ligue o Aparelho..
2. Abra a Bandeja..
3. Pressione no controle: STOP e digite 1999.
4. Na página de Setup marque REGION CODE.
5. Pressione ENTER e utilizando as setas selecione ALL
6. Pressione RETURN no controle remoto.
1. Ligue o Dvd e abra a bandeja.
2. Pressione STOP.
3. Digite 1,9,9,9 e Selecione a região desejada.
4. Pressione Enter e Feche a bandeja com o controle remoto.




CYBERHOME CH-300S/B


CYBERHOME CH-LDV700B


DAEWOO DV-115


DAEWOO DQD-2000
DAEWOO DHC-2200


1. Ligue o aparelho, sem disco na bandeja.
2. Feche o compartimento de disco.
3. Pelo controle remoto, pressione nessa ordem: MENU, 1, 9.
4. Aparecerá o menu com a opção de códigos de região.
5. Pressione ENTER, entre com a região desejada (coloque ZERO aqui) e pressione ENTER novamente para salvar a informação.

6. Pressione OPEN / CLOSE e boa diversão!

OBS: Para "resetar" (reset) o Cyberhome CH-DVD 300 em caso de erro:
1. Abrir e fechar a bandeja pelo botão do painel frontal do aparelho;
2. Manter apertada por seis (6) segundos a tecla STOP do painel frontal.


1. Ligue o aparelho, sem disco na bandeja.
2. Feche o compartimento de disco.
3. Pelo controle remoto, aperte a tecla MENU em seguida digite 1, 9.
4. Mova a SETA para baixo até iluminar "Region" e pressione ENTER.
5. Digite o número da região desejada ou ZERO ("0" para liberar todas), pressione ENTER outra vez.
6. Abra a bandeja para sair do Menu. 1 - Retire o disco e pressione OPEN/CLOSE no aparelho
2 - Com a bandeja aberta, pressione "8926".
3 - Espere 5 seg. e pressione "0"
4 - Espere 15 seg e pressione OPEN/CLOSE no aparelho para fechar a bandeja. 1. Aperte a tecla 'Open' no controle.
2. Em seguida, a tecla 'Setup'.
3. Aperte a tecla '9' para codefree, ou 1 para reg. 1, 2 para reg. 2, etc...
4. Aperte as teclas 2, 0, 1 e em seguida a tecla '0' (zero), nesta ordem.
(Se não funcionar, tente a seqüência 3, 0, 1 e 0 (zero).
5. Aperte a tecla 'Step'.
6. Depois, a tecla 'Shuffle'
7. E, por fim, a tecla 'Next'.


GRADIENTE 5000


GRADIENTE 6000


HRADIENTE 6500-HT* GRADIENTE D-10
GRADIENTE D-12*
GRADIENTE 20/3
GRADIENTE K-50/3C


GRADIENTE COMPACT

GRADIENTE D-10/2 GRADIENTE D-400
1.Ligue o aparelho sem disco.
2.Verifique a região apertando o botão '00' e '+10' no controle.
3.Desligue, aguarde uns segundos e ligue de novo.
4. Aperte '00' e o número da região desejada '1', '2', '4'... etc. 1- Deixe o aparelho em Stand-By
2- Digite no controle remoto 00
3- Aperte a tecla C-Clear
4- Aparecerá no visor "AUTO".

1. Com a bandeja aberta digitar no controle 31415900 e apertar ok

2. Aperte a tecla EXIT
3. Se a operação der certo, no canto da tela da TV aparecerá "ALL" ou "REGION ALL"


1. Sem o disco na gaveta
2. Digite no controle: 31 41 59 00

3. Aperte a tecla ENTER
4. Se der certo, no canto da tela da TV aparecerá "REGIÃO LIVRE"
Obs: Parece que os modelos COMPACT e D-10/2 já vêm destravados de fábrica para as regiões 1 e 4.


GRADIENTE 6500-HT*

GRADIENTE D-12*

GRADIENTE D-20 GRADIENTE DV-60/3
GRADIENTE K-30
GRADIENTE K-32


GRADIENTE D-15/3

GRADIENTE D-22


GRADIENTE HTS-150D

GRADIENTE K-40 GRADIENTE K-340


GRADIENTE HTS-200D
1. Com a bandeja fechada e sem disco
2. Digite no controle 0 0
3. Pressione CLEAR 1. Com a bandeja aberta, digite no controle remoto '00'
2 .Pressione o número da região que você quer utilizar
3 .Se tudo der certo, o número da região aparecerá na tela. 1. Ligue o aparelho, sem o disco na gaveta
2. Digite no controle: 3141590

1 - Retire o disco da bandeja e em seguida desligue e ligue o aparelho
2 - Pressione "00" e depois a tecla EXIT

OU

2- Pressione 31415900 e depois EXIT




GRADIENTE HTS-760


GRADIENTE D-30/3C


GRADIENTE D-201


GRADIENTE D-460


1. Sem disco no aparelho, pressione "Enter", digite "84269" e depois "Enter"

2. O aparelho será desligado automaticamente, religue-o e está pronto.




1- Ligar o DVD-player sem disco na gaveta.
2- Apertar a tecla PAUSE em seguida 31415900

3- Aperte PAUSE novamente, desligue e ligue seu aparelho.




1- Ligar o DVD-player sem disco na gaveta.
2- Apertar a tecla "SETUP" do controle remoto. Aparecerá na tela da TV o Menu de Opções.
3- Através das setas de navegação ir para a opção "PREFERÊNCIAS" (último ícone da direita na barra superior).
4- Quando estiver nesta opção, digitar no Controle Remoto " 1379 "
5- No centro da tela da TV aparecerá um retângulo cinza com a informação "Region Code 4".
6- Através das setas de navegação ( Up / Down) alterar para " Region Code 0".
7- Encerrar apertando a tecla "PLAY", que se encontra no centro das teclas de navegação.
8- Apertar a tecla "SETUP" do controle remoto para sair da tela do Menu de Opções.
*Todos os aparelhos de DVD Gradiente estão habilitados para reproduzir todas as regiões. Exceto o sistema SECAM

OU

1- Ligar o DVD player sem disco na gaveta.
2- Na tela onde aparece o logotipo Gradiente, digite 9735.

3- Aparecerá o menu para escolha das regiões. Digite "0" para liberar todas as regiões (codefree)

4- Aperte "play" em seguida "sair".


1- Ligar o aparelho sem disco na bandeja

2- Aperte REPEAT (não o "A-B REPEAT") em seguida digite 76884789

Obs: Os números só começarão a aparecer a partir do 4º digito pressionado.




GRADIENTE D-461


HARMAN KARDON
DVD-22

DVD-31


HARMAN KARDON

DVD-1


HARMAN KARDON

DVD-5

DVD-10

DVD-20

DVD-50


1- Ligar o aparelho sem disco na bandeja

2- Abrir a bandeja e digitar 2812 no controle remoto

4- Aperte o botão ENTER até aparecer a opção "9"

5- Feche a bandeja, desligue e ligue o aparelho novamente.


1. Ligue o player

2. Aperte a tecla "OSD"

3. Selecione "Setup"
4. Digite o código "3141590" - o último número determina a região. Coloque 0 (zero) para "codefree"
5. Nenhuma informação aparecerá no display mas está OK.

OU

1. Sem disco na bandeja,

2. Coloque o aparelho em "stand by",

3. Pelo controle remoto, aperte "clear" enquanto liga o player,

4. Aperte "OSD" e insira o código 3141590

*Para voltar à condição original de fábrica, deixe o player em "stand by" e aperte a tecla "clear" enquanto você liga o player.


1. Deixar o aparelho em "Stand-by" (desligado)

2. Digite o código "3141590" - o último número determina a região. Coloque 0 (zero) para "codefree"

OU

1. Deixar o aparelho em "Stand-by" (desligado)

2. No controle remoto, aperte a tecla "CLEAR"

3. Digite o código "3141590" - o último número determina a região. Coloque 0 ( zero) para "codefree"




1. Ligue o aparelho pelo controle remoto.

2. Digite o código "3141590" - o último número determina a região. Coloque 0 (zero) para "codefree"




HARMAN KARDON

DVD-30


HYUNDAI HDV-2000


JVC XV-2000
JVC VCD-2000BK


JVC XV-501


1. Deixar o aparelho em "Stand-by" (desligado)

2. No controle remoto, aperte a tecla "CLEAR"

3. Digite o código "3141590" - o último número determina a região. Coloque 0 (zero) para "codefree"


1- Abra a bandeja, + Region (0,1,2,3...) pressione 'Enter' e aparecerá 'Error Message'.

2- Pressione 'Play'.
3- Entre '258' no remoto.
4- Para região 1, pressione '1'. Para região 2, pressione '2'. Para qualquer outra região, pressione a tecla correspondente no remoto.
5- Quando um erro de comunicação aparecer, seu aparelho está ajustado para a região selecionada.


1. Pressione POWER no painel do DVD-Player para desligar o aparelho e aguarde 5 segundos
2. Pressione e segure os botões DVD MENU e ON SCREEN juntos, e a seguir pressione POWER para ligar o aparelho, sem soltar os outros botões
3. Solte as teclas DVD MENU e ON SCREEN e pressione STANDBY
4. O display deverá exibir TEST 2, TEST 4 ou TEST 6, dependendo da região do Player
5. Pressione DVD MENU 2 vezes consecutivas. O display deverá apresentar o código 000 58 58
6. Utilizando as setas para cima e para baixo, mude os primeiros digitos até apresentar o código 02E
7. Utilizando as setas para a esquerda e para a direita, mude os últimos quatro dígitos até apresentar o código 0000 para a região 0 (zero), 0101 para a região 1, 0202 para região 2 e 0404 para região 4
8. Se você tiver dificuldades para rodar discos da região 4, mude para 0458
9. Pressione ENTER para confirmar a alteração e, em seguida, pressione STANDBY para desligar o Player
10. Aguarde 5 segundos e pressione STANDBY novamente para ligar o Player 1 - sem disco, desligue o DVD-Player e retire o cabo de força da tomada
2 - pressionando e segurando as teclas ON SCREEN e TITLE, coloque novamente na tomada
3 - quando surgir o código "test JC3" (ou "test JC2"), solte as teclas
4 - pressione ENTER
5 - desligue e ligue o aparelho


JVC XV-511

JVC XV-522


LENNOX DVD-2003


LG DC-596/LG DK-781P

LG DK-8321N/LG DV-8921N

LG DZ-9311N/LG LH-D6235

LG LH-D6530D/LG DVD-2230
LG DVD-2330/LG DVD-2340
LG DVD-2380/LG DVD-3000 LG DVD-3200/LG DVD-3230


LG DVD-2340/LG DVD-2380

LG DVD-3000/LG DVD-3200
LG DVD-3230/LG DVD-3350

LG DVD-3351/LG DVD-3520
LG DVD-4120


1.Desligue o aparelho e retire da tomada
2.Usando os botões do aparelho e NÃO do controle, pressione e segure Play & Open/Close
3.Enquanto segura estes botões, plugue o fio AC de volta na tomada, então poderá ver no display do aparelho as palavras TEST e CPU ver#
4.Solte os botões Play & Open/Close
5.Pressione o botão DVD Menu no controle
6.Quando o display ler 000 5858 use as teclas 'up' e 'down' para mudar o 000 para 02E
7.Usando as teclas 'Left' e 'Right' mude os últimos quatro dígitos para: 0000 para Region Free, 0101 para Região 1, 0202 para Região 2 ou 0404 para Região 4 etc.
8.Pressione Enter no aparelho
9.Pressione Standby e espere 5 segundos
10.Pressione Standby novamente

obs. Se alguns discos não rodarem no modo 'Region Free' então selecione o código correto de acordo com a região do disco.


1. Ligue o DVD-Player sem disco

2. Pressione esta seqüência: SETUP NEXT PREV NEXT PREV

3. No topo esquerdo superior terá um número. Usando as teclas UP, DOWN, LEFT e RIGHT:

4. Mude o código para 255 e isto fará do seu aparelho um CODEFREE (de 2 para 255)

5. Mude as entradas 3001 e 4001 para 3000 e 4000, e Macrovision 3 e 4 serão desativados.




1. Sem disco na bandeja, ligue o aparelho pelo controle remoto;
2. Espere a mensagem "NO DISC" aparecer;
3. Aperte a tecla PAUSE e digite 314159
4. Aparecerá na tela da TV "CODE" ou "FF";
5. Digite o número "0" (multiregião) ou o código da região desejada;
6. Aperte a tecla PAUSE para memorizar e desligue o aparelho pelo controle, aguarde alguns segundos e torne a ligar pelo controle.

OU

1. Sem disco na bandeja, ligue o aparelho pelo controle remoto

2. Digite no controle remoto "0000" (4 zeros)

3. Aparecerá a mensagem "CODE" no display

4. Selecione "0" (region-free), aperte ENTER/PAUSE e desligue o aparelho pelo controle, aguarde alguns segundos e ligue-o novamente.




1. Sem disco na bandeja, ligue o aparelho pelo controle remoto;
2. Espere a mensagem "NO DISC" aparecer;
3. Aperte a tecla PAUSE e digite 314159
4. Aparecerá na tela da TV "CODE" ou "FF";
5. Digite o número "0" (multiregião) ou o código da região desejada;
6. Aperte a tecla PAUSE para memorizar e desligue o aparelho pelo controle, aguarde alguns segundos e torne a ligar pelo controle.

OU

1. Sem disco na bandeja, ligue o aparelho pelo controle remoto

2. Digite no controle remoto "0000" (4 zeros)

3. Aparecerá a mensagem "CODE" no display

4. Selecione "0" (region-free), aperte ENTER/PAUSE e desligue o aparelho pelo controle, aguarde alguns segundos e ligue-o novamente.




LG DVD-4210/LG DVD-4230
LG DVD-4351/LG DVD-4710

LG DVD-4730/LG DVD-4750

LG DVD-4830/LG DVD-4950
LG DVD-5222P


LG DVD-5582/LG DVD-5822
LG DVD-5921/LG DVD-5722

LG DVD-7100/LG DVD-7532

LG DVD-8900P/LG DVD-9723P

LG DVD-V782W/LG NE-8421P


LG DA-3530A/LG DA-5630

LG DC-593W/LG DC-593NW

LG DK-4821P/LG DK-8621P

LG DS-8400/LG DV-4941P

LG DV-5522/LG DV-5942P


LG DV-7721P/LG DK-7821P

LG F-DV25/LG F-DV55

LG LH-6530/LG DVD-2000

LG DVD-2240N/LG DVD-2230

LG DVD-2300/LG DVD-2330P


1. Sem disco na bandeja, ligue o aparelho pelo controle remoto;
2. Espere a mensagem "NO DISC" aparecer;
3. Aperte a tecla PAUSE e digite 314159
4. Aparecerá na tela da TV "CODE" ou "FF";
5. Digite o número "0" (multiregião) ou o código da região desejada;
6. Aperte a tecla PAUSE para memorizar e desligue o aparelho pelo controle, aguarde alguns segundos e torne a ligar pelo controle.

OU

1. Sem disco na bandeja, ligue o aparelho pelo controle remoto

2. Digite no controle remoto "0000" (4 zeros)

3. Aparecerá a mensagem "CODE" no display

4. Selecione "0" (region-free), aperte ENTER/PAUSE e desligue o aparelho pelo controle, aguarde alguns segundos e ligue-o novamente.


1. Sem disco na bandeja, ligue o aparelho pelo controle remoto;
2. Espere a mensagem "NO DISC" aparecer;
3. Aperte a tecla PAUSE e digite 314159
4. Aparecerá na tela da TV "CODE" ou "FF";
5. Digite o número "0" (multiregião) ou o código da região desejada;
6. Aperte a tecla PAUSE para memorizar e desligue o aparelho pelo controle, aguarde alguns segundos e torne a ligar pelo controle.

OU

1. Sem disco na bandeja, ligue o aparelho pelo controle remoto

2. Digite no controle remoto "0000" (4 zeros)

3. Aparecerá a mensagem "CODE" no display

4. Selecione "0" (region-free), aperte ENTER/PAUSE e desligue o aparelho pelo controle, aguarde alguns segundos e ligue-o novamente.


1. Sem disco na bandeja, ligue o aparelho pelo controle remoto;
2. Espere a mensagem "NO DISC" aparecer;
3. Aperte a tecla PAUSE e ENTER, em seguida digite 314159
4. Aparecerá na tela da TV "CODE" ou "FF";
5. Digite o número "0" (multiregião) ou o código da região desejada;
6. Aperte a tecla PAUSE para memorizar e desligue o aparelho, aguarde alguns segundos e ligue-o novamente. 1. Sem disco na bandeja, ligue o aparelho pelo controle remoto;
2. Espere a mensagem "NO DISC" aparecer;
3. Aperte a tecla PAUSE e ENTER, em seguida digite 314159
4. Aparecerá na tela da TV "CODE" ou "FF";
5. Digite o número "0" (multiregião) ou o código da região desejada;
6. Aperte a tecla PAUSE para memorizar e desligue o aparelho, aguarde alguns segundos e ligue-o novamente.


LG DVD-2340/LG DVD-2380

LG DVD-3000/LG DVD-3200E

LG DVD-3230/LG DVD-3520

LG DVD-3530/LG DVD-3350E

LG DVD-3351/LG DVD-3630A


LG DVD-4010/LG DVD-4210

LG DVD-4710/LG DVD-4721P

LG DVD-4730/LG DVD-4750

LG DVD-4830/LG DVD-4930

LG DVD-4950


LG DVD-4950S/LG DVD-5500N

LG DVD-5500P/LG DVD-6812P

LG DVD-7711P/LG DVD-8621P


LG 3351 (N)
LG 4230 (N)
LG 4351 (N)
1. Sem disco na bandeja, ligue o aparelho pelo controle remoto;
2. Espere a mensagem "NO DISC" aparecer;
3. Aperte a tecla PAUSE e ENTER, em seguida digite 314159
4. Aparecerá na tela da TV "CODE" ou "FF";
5. Digite o número "0" (multiregião) ou o código da região desejada;
6. Aperte a tecla PAUSE para memorizar e desligue o aparelho, aguarde alguns segundos e ligue-o novamente. 1. Sem disco na bandeja, ligue o aparelho pelo controle remoto;
2. Espere a mensagem "NO DISC" aparecer;
3. Aperte a tecla PAUSE e ENTER, em seguida digite 314159
4. Aparecerá na tela da TV "CODE" ou "FF";
5. Digite o número "0" (multiregião) ou o código da região desejada;
6. Aperte a tecla PAUSE para memorizar e desligue o aparelho, aguarde alguns segundos e ligue-o novamente. 1. Sem disco na bandeja, ligue o aparelho pelo controle remoto;
2. Espere a mensagem "NO DISC" aparecer;
3. Aperte a tecla PAUSE e ENTER, em seguida digite 314159
4. Aparecerá na tela da TV "CODE" ou "FF";
5. Digite o número "0" (multiregião) ou o código da região desejada;
6. Aperte a tecla PAUSE para memorizar e desligue o aparelho, aguarde alguns segundos e ligue-o novamente.

Serve para habilitar a função de reproduzir VCD
1. Com o DVD-Player sem o disco, pressione a tecla PAUSE
2. Digite 1472 e pressione a seta para cima 3 vezes
3. Pressione PROGRAM, 4, PROGRAM novamente, 5, e em seguida ENTER
4. Aperte RETURN, desligue o DVD e ligue-o em seguida. (sugestão: Saulo Lima)

ADVERTÊNCIA: Ao proceder os comandos para o LG 3351(N), eles acabam desabilitando a função "5.1 Ajuste caixas Acústicas"

OBS: O código acima serve apenas para aparelhos sem decodificador Dolby Digital interno. Para aparelhos com decodificador DD interno, utilize a seguir:
1 - Com o DVD-Player sem o disco, pressione a tecla PAUSE.
2 - Digite "1472" e pressione a seta para cima 3 vezes
3 - Pressione PROGRAM, 6, PROGRAM, 5, e em seguida ENTER
4 - Aperte RETURN, desligue o DVD e ligue-o em seguida.
A função para reproduzir MP3, mesmo que o 'led' apareça no painel apagado, não pode ser 'desbloqueada'. Confirmado pela


LG 5722

LG 5822N


LG 5083/LG 5183


LG DC-596B


LG DR-4810/LG DR-4912


Para destravar SVCD:
1 - Ligar o DVD sem disco
2 - Pressionar o botão "Pause" e então pressionar 1, 4, 7, 2
3 - Pressionar a seta para cima 6 vezes. Com isso deve aparecer na tela os caracteres 7 00
4 - Fazer a seqüência: botão "Program", 6, botão "Program", 5. Então aparece na tela “7 fe”
5 – Aperte "Enter"
6- Aperte "Return"
7- Desligue e ligue de novo que estão pronto.

OU

1-Ligue o DVD sem CD dentro;
2-Com a bandeja sem disco espere aparecer a mensagem "SEM DISCO";
3- Aperte PAUSE no controle;
4- Digite 1472 no controle (os números 01 42 aparecem no display, podendo ter variação dependendo do DVD);
5-Aperte o botão seta para cima por três vezes (o display irá mostrar os caracteres 04 4C -Esses números poderão ser diferentes de acordo com a configuração específica do seu modelo- não se preocupe);
6- Aperte, nessa ordem, os botões PROGRAM 4, PROGRAM 5 (o display deverá mostrar os caracteres 04 DE);
7-Aperte ENTER;
8- Aperte RETURN;
9-Desligue o DVD, e pronto! Seu DVD irá reproduzir VCD.

Perceba que quando você inserir o VCD, irá aparecer no display do aparelho a indicação VCD. Isto significa que o aparelho já estava capacitado para reproduzir VCD, necessitava apenas habilitarmos esta função.


1- Ligue o aparelho sem disco dentro;
2- Espere aparecer a mensagem NO DISC (SEM DISCO)
3- No controle remoto, digite PAUSE e em seguida 1472

4- Aperte 3 vezes o botão "^" (seta para cima)
6- Aperte, nessa ordem, os botões PROGRAM 6, PROGRAM 5 (o display deverá mostrar os caracteres 04FE);
7-Aperte ENTER, desligue o aparelho e ligue-o novamente


1 - Desligue o aparelho de DVD, sem disco, no botão do painel e aperte POWER no controle remoto;
2 - Espere a mensagem NO DISC surgir, aperte PAUSE e digite 314159
3 - Quando aparecer CODE (ou FF) rapidamente digite o código da região desejada (zero p/exemplo);
4 - Aperte PAUSE e desligue o aparelho de DVD no controle remoto. Depois ligue-o novamente via controle remoto.
Nota: Se você selecionar o código de região zero, o player irá rodar qualquer DVD (dica Cláudio Reis)

1. Ligue o aparelho e abra a gaveta;

2. Digite sete vezes seguidas o número "0".

OU

1. Ligue o aparelho e abra a gaveta;

2. Insira um disco de outra região (diferente da região original do aparelho) e aguarde a mensagem de erro aparecer ou a rejeição do disco.

3. Digite sete vezes seguidas o número "0".

4. Aparecerá a mensagem "Congratulations, Region free?" - Aperte YES/OK no controle remoto.

5. Desligue o aparelho e ligue-o novamente.

*Atenção: Se você repetir este procedimento você vai desabilitar a função "region-free"!


LUXMAN DVD-100


MARANTZ 710
MARANTZ 890


MARANTZ DV-4000


MARANTZ DV-3100

MARANTZ DV-4200 MARANTZ DV-6200
1- Ligue o aparelho através do controle remoto.
2- Abra a bandeja.
3- Insira um disco de região 1 e feche a gaveta.
4- Quando o aparelho rejeitar o disco, remova-o da gaveta, mas não a feche.
5- Pressione 'Time Search', 119.
6- Insira um disco de região 1 e feche a gaveta.
Obs.: Se não funcionar, tente com 'TV', 200. 1. Aperte a seqüência: PLAY, 2, 7, 4 no controle
2. Quando aparecer '--' no display aperte:
005 000 128 156 para Região 1
002 000 128 156 para Região 2
004 010 000 140 para voltar ao padrão de fábrica.
3. Aperte PLAY no controle. 1 - ligue o aparelho sem disco
2 - pressione a tecla DIMMER no painel frontal e depois PREVIOUS
3 - digite "1999" entre com "00" para todas regiões
4 - pressione ENTER e desligue/ligue o aparelho

1- Sem disco, pressione PAUSE pelo controle remoto.
2- Digite o código "314159"
3- Pressione "0" para todas as regiões
4- Pressione PAUSE novamente pelo controle
5- Desligue o aparelho e aguarde alguns segundos

OU

Siga as mesmas instruções para os aparelhos AIWA XR-DV370KN


MARANTZ DV-7000


MEDION MD-7888


NAD T-531


ORITRON DVD-600
1. Ligue o aparelho sem disco e aguarde a mensagem NO DISC ser exibida
2. Pressione PAUSE e depois 314159
3. A palavra CODE será exibida
4. Digite o número da região desejada5. Então pressione PAUSE novamente. 1. Desligue o player através da tecla 'Power'
2. Após alguns segundos torne a ligar o aparelho.
3. Pressione a tecla 'Menu' no controle remoto.
4. Pressione a tecla '9' no controle.
5. Pressione a tecla 'Open/Close' no controle.
6. Pressione a tecla '5' no controle.
7. Apresentação de um menu de serviço na tela do televisor. Procure a opção para trocar a região e escolha a desejada.

1. Ligue o aparelho pelo controle remoto, sem disco na bandeja.

2. Pressione PAUSE, em seguida digite 314159

3. No display do aparelho deverá aparecer "CODE"

4. Digite 0 (region-free), em seguida pressione PAUSE

5. Desligue o aparelho, aguarde 30 segundos e ligue-o novamente.

OU

1. Ligue o aparelho pelo controle remoto, sem disco na bandeja. Aguarde o display mostrar "0000"

2. Pressione PAUSE, em seguida pressione ENTER

3. Digite os números 314159

3. No display do aparelho deverá aparecer "CODE"

4. Digite 0 (region-free), em seguida pressione PAUSE

5. Desligue o aparelho, aguarde 30 segundos e ligue-o novamente.


1. Usando o controle remoto, aperte a seguinte seqüência: Menu 1,6,7 Mute.

2. Divirta-se!
Obs. A tecla Mute faz com que o DVD fique multi-região. Há outros DVD-Players usando esse tipo de instrução para selecionar Code-Free. Se você pressionar a tecla 1 em vez da tecla MUTE a região 1 será selecionada.




PANASONIC A-112

PANASONIC A-120

PANASONIC RC-HT80

PANASONIC RP-56 PANASONIC RV-31


PANASONIC RV-32


PANASONIC DMR-E30

PANASONIC SC-DK2


PHILCO DVP-2000


1- Ligue o aparelho e abra a bandeja

2- Digite 9817 no controle remoto

3- Aperte ENTER até o display mostrar "Region 9"

4- Aperte RETURN

5- Desligue o aparelho e ligue-o em seguida.


1- Ligue o aparelho (sem disco na bandeja)

2- Digite no controle remoto STOP, STOP (2x) e em seguida digite SET-UP

3- Digite 388830 (o último número determina a região, ''0'' para region-free)

4- Desligue o aparelho e ligue-o em seguida.


1- Ligue o aparelho (sem disco na bandeja)

2- No controle remoto, aperte as teclas SHIFT e SETUP, nesta ordem, simultaneamente.

3- Digite ENTER duas vezes e mova o cursor até a opção OTHER

4- Digite o código 0000 (4x zero) para region-free

5- Digite ENTER, em seguida pressione RETURN duas vezes

6- Desligue o aparelho, aguarde uns 10 segundos e ligue-o em seguida.


1. Ligar o aparelho e deixe sem disco
2. Pressione STOP duas vezes
3. Digite no controle SETUP (ou pressione)
4. Em seguida, digite: 38 88 35. (surgirá um menu?) Aperte a tecla numérica correspondente à região desejada.

(2ª opção):
1 - Ligue o aparelho sem disco e pressione a tecla setup
2 - Digite '3 8 8 8 3' e pressione o número da região desejada


PHILCO DVP-2100


PHILCO DVP-2500
PHILCO DVP-3500


PHILCO DVP-3000

PHILCO DVP-4500 PHILCO DVP-4800


PHILIPS 625

PHILIPS 627K

PHILIPS 726

PHILIPS 727K PHILIPS DVP-320


1. Ligar o aparelho sem disco
2. Abrir a gaveta
3. No controle remoto, digitar SETUP e depois a seqüência 8 2 9 6 x, aonde x é o número da região (0 para abrir para todas as regiões) OBS. Se você apertar 8926-7, será exibida a versão do firmware e 8926-8 a configuração do DVD é definida para o padrão de fábrica.

(2ª opção)
1. Abra a bandeja do Player e digite 8926. Irão surgir alguns asteriscos na tela
2. Escolha a região desejada, digitando um número de 1 a 6, ou "0" (zero) para liberar todas as regiões
3. Pressione PLAY para finalizar



DESTRAVANDO O MACROVISION
1. Pressione SETUP e entre com a seqüência:
590419
CSS>>
Auto (toca todos os DVDs)
Off (Não irá tocar DVDs com 'copyright')
Macrovision >>
Auto: (macrovision ligado)
Off: (macrovision desligado)*

Para as regiões é só entrar no setup e digitar 38883 depois coloca a região para AUTO.

*OBS: Sobre o MACROVISION, não pôde ser desabilitado neste modelo de aparelho.
1 - ligue o aparelho
2 - abra a gaveta
3 - digitar 6438
4 - esperar aparecer "COD"
5 - digitar 0
6 - apertar PLAY 1. Ligar o aparelho sem disco
2. Abrir a gaveta
3. No controle remoto, digite “7 7 3 9”. Surgirão alguns asteriscos na tela
4. Digite “0” (zero) para liberar todas regiões
5. Pressione PLAY

1. Abra a gaveta do DVD-player.
2. Com o controle remoto, digite 9 9 9 9 pausadamente.
3. Digite 0 (zero) para region-free.

4. O aparelho deverá exibir na tela a seguinte mensagem: " Região 0"
5. Feche a gaveta do aparelho.
6. Desligue e volte a ligar o aparelho.




PHILIPS 615
PHILIPS 616K

PHILIPS 724AT
PHILIPS 733K
PHILIPS 736
PHILIPS 736K
PHILIPS 762

PHILIPS Q-30
PHILIPS Q-35/PHILIPS Q-40


PHILIPS 703


PHILIPS 707


PHILIPS 710
1- ligue o aparelho
2- abra a gaveta
3- com a gaveta aberta digite no controle remoto: 11110
4- vai aparecer no alto da tela, à esquerda "new region 0" (que permite o uso de DVDs de qualquer região)
5- para região específica, digite o seu número após o quarto número 1 (ex. região 2, digite 11112)
obs. Às vezes, ao digitar o código, a gaveta se fecha antes de completar a digitação. Comece tudo de novo até dar certo. 1. Pressione PLAY e depois 159
2. Entre com o código 005 00 128 156 usando o controle remoto
3. Pressione PLAY. Seu aparelho agora está configurado para a região 1.
obs. Para retornar para a região 4, repita o procedimento digitando o código 002 000 128 156

(2ª opção)
1 - Pressione PLAY e depois 159
2 - Entre com o código 002 000 128 156 usando o controle remoto
3. Pressione PLAY. Seu aparelho agora está configurado para a região 1.
Para reconfigurar para a região 4, pressione PLAY, depois 159 e em seguida o código 007 000 128 156 e PLAY. 1 - Ligue o aparelho
2 - Aperte a tecla SETUP
3 - abra a gaveta
4 - digite o código 8421 (vai aparecer escrito Região 4)
5 - Pressione a tecla select até que apareça escrito "Região 9"
6 - Feche a gaveta do aparelho Pronto!!!

1- Pressione no controle remoto PLAY, depois 274.
2- O display mostrará '___ ____' entre com '005 000 128 156'
3- Pressione PLAY no controle remoto
Seu aparelho está em região 1 somente
Para retornar para a região 2 somente, faça o seguinte:
1- Pressione 'Play' no remoto, seguido de '2', '7' e '4'
2- Quando o display mostrar '___ ____' entre '002 000 128 156'
3- Pressione 'Play' no controle remoto
Seu aparelho está em região 2 somente

*Para retornar ao estado original de fábrica faça o seguinte:
1- Pressione 'Play' no remoto, seguido de 159.
2- Quando o display ler '___ ____' entre com '002 000 128 156', usando o remoto
3- Pressione 'Play' no controle remoto


PHILIPS 711


PHILIPS 730
PHILIPS 930


PHILIPS 950/PHILIPS 955

PHILIPS 956


PHILIPS DVP-530
1. Com a bandeja fechada e sem disco, pressione a tecla PLAY e digite 1 5 9 tudo pelo controle
2. Digite a seguinte seqüência: 00 80 00 000 00
3. Aperte mais uma vez a tecla 0 (zero) - que não irá aparecer na tela e pressione PLAY
4. Depois de cerca de 4 segundos, a tela da TV irá perder um pouco do sinal, como se o DVD tivesse sido desligado e ligado novamente
5. Para retornar à região 4, é só seguir os mesmos passos, mas a seqüência que deve ser digitada é 00 70 00 000 00

(2ª opção)
1. Ligado, pressione a tecla PLAY e digite 1 5 9 tudo pelo controle
2. No visor aparecerá ____ ____
3. Digite pelo controle 222 222 005 225
4. Aperte a tecla PLAY pelo controle
5. No visor surgirá um sinal vermelhoOBS. Esta opção há uma limitação de 25 vezes
(1ª OPÇÃO) OBS: Funciona por um número limitado (cerca de 5 vezes), depois disso o DVD-Player trava na região 4. 1- Pressione 'Play' no remoto, seguido de '274'
2- Quando o display ler '___ ____' entre com '005 000 128 156', usando o remoto
3- Pressione 'Play' no remoto
Seu aparelho configurado para região 1
Para retornar para a região 2:
1- Pressione 'Play' no remoto, seguido de '2', '7' e '4'
2- Quando o display ler '___ ____' entre com '002 000 128 156', usando o remoto
3- Pressione 'Play' no remoto
Seu aparelho está configuradopara região 2 1- Ligue o aparelho, sem disco na bandeja
2- Espere o display mostrar 'NO DISC'
3- Aperte PLAY, em seguida aperte 1-5-9
4- O display vai mudar par mostrar 11 traços ('-----------')
5- Para a região 1 entre com o código de 12 dígitos '005000128156', para a região 2 entre com o código de 12 dígitos '002000128156'
6- Pressione 'Play' e a tela vai ficar vermelha e então finalize. 1. Pelo controle remoto, pressione a tecla "System Menu" e vá para "Preference Page" usando as setas para a direita ou para a esquerda
2. Digite a seguinte seqüência no controle remoto: 135566
3. Vai aparecer um Menu indicando "Region Code".
4. Mude a região usando as setas para cima ou para baixo. Deixe "Region Code = 0"
5. Pressione "System Menu" para sair


PIONEER DV-333


PIONEER DV-414


PIONEER DV-525


PIONEER DV-535
1. Ligar o aparelho e deixe sem disco
2. Aperte a tecla SETUP no controle
3. Escolha a opção GENERAL e certifique-se que o setup está em BASIC
4. Aperte a tecla DISPLAY e, em seguida, a CONDITION
5. Aperte a tecla numérica correspondente à região desejada. 1. Ligar o aparelho e deixe sem disco
2. Aperte a tecla MENU no controle
3. Aperte o número 1 (ou ENTER)
4. Aperte a tecla DISPLAY e, em seguida, a CONDITION
5. Aperte a tecla numérica correspondente à região desejada.
6. Aperte a tecla MENU no controle 1. Ligar o aparelho e deixe sem disco
2. Aperte a tecla SETUP no controle
3. Escolha a opção GENERAL
4. Aperte a "seta" para baixo uma vez
5. Aperte a tecla DISPLAY e, em seguida, a CONDITION
6. Aperte a tecla numérica correspondente à região desejada
7. Aperte a tecla SETUP no controle

Com o compartimento vazio:
1. Pressione SETUP no controle.
2. Acesse a opção GENERAL e pressione ENTER (no BASIC mode).
3. Pressione DISPLAY.
4. Pressione CONDITION MEMORY.
5. Digite o número da região desejada.
6. Pressione SETUP.

Obs. Repita esta operação toda vez que desejar mudar de região.


SAMPO 620

SAMPO DVE-520
SAMPO DVE-560


SAMSUNG DVD-511
SAMSUNG DVD-611
SAMSUNG DVD-709
SAMSUNG DVD-809
SAMSUNG DVD-811
SAMSUNG DVD-909 SAMSUNG DVD-M105


SAMSUNG DVD-707
SAMSUNG DVD-807
SAMSUNG DVD-907


SAMSUNG DVD-HD841
1 - pressione SETUP
2 - digite "38883"
3 - surgirá um menu contendo as opções de região e macrovision
4 - selecione BYPASS
5 - pressione SETUP novamente 1 - desligue e ligue o aparelho através do painel
2 - pressione e segure as teclas PLAY e STOP no painel
3 - depois de alguns segundos, quando surgir na tela a opção de idioma, solte as teclas
4 - então selecione a região desejada 1. Pressione o botão "DVD" do "TV/DVD SELECT" pelo controle remoto;
2. Leia o DVD da região diferente;
3. Tire o DVD e feche o compartimento (pressione "OPEN/CLOSE")
4. Firmware antigo: Pressione os botões "TIME SEARCH", "1", "1", e "9" nesta ordem.
4. Firmware novo: Pressione os botões "TV", "2", "0", e "0" nesta ordem.
5. Coloque aquele DVD de antes de novo no aparelho e confirme: seu player agora roda discos de outras regiões.

1. Ligue o aparelho pelo controle remoto.
2. Pressione ANGLE e os números 4327

3. Deverá aparecer a informação "HDCP Free".




SAMSUNG HT-DB120


SANYO DVD-5100


SHARP DV-550


SHARP DV-740
1. Abrir a bandeja
2. Retirar o disco (se já houver um...)
3. Fechar a bandeja
4. Desligar o aparelho
5. Retirar o plug da tomada e aguardar 50 seg. (a memória RAM será apagada)
6. Ligar o plug na tomada novamente
7. Ligar o aparelho pelo controle remoto.
8. Pressionar ENTER no controle.
9. Pressionar 84269 no seu controle.
10. Pressionar ENTER no controle (a bandeja abrirá, em seguida o aparelho vai se desligar e fechar a bandeja)
11. Ligar o aparelho através do controle remoto. 1 - pressione a tecla PROGRAM no controle
2 - pressione 2 vezes o cursor para direita no controle
3 - pressione ENTER e depois PLAY 1. Pressione STOP e depois STILL/STEP
2. Pressione 123. Será exibida uma tela com opçõe para desligar o Macrovision e alterar a região, entre outras opções que não devem ser alteradas. 1 - crie um arquivo ".TXT" contendo o seguinte código: TSDVDREG-2001-8939912-R0
2 - copie este arquivo para um CD-R com o nome "CREGIN.TXT"
3 - insira este CD no player e aguarde a leitura


SHINCO DVD-180

SHINCO DVD-8320


SKYWORTH 650
SKYWORTH 850


SMC 330-S


SONY DVP-NS300*
SONY DVP-NS900

SONY DAV-S500
SONY DAV-S800
1- Pressione 'Stop' no remoto
2- Pressione 'Setup'
3- Pressione 'Still/Step'
4- Entre com '1', '2', '3' no remoto
5- Um menu de serviço irá aparecer permitindo que você mude a região usando o código de país '13'

1. Ligar o aparelho sem disco
2. Abrir a gaveta
3. No controle remoto, digitar SETUP e depois a seqüência 8 2 9 6 x (x é o número da região, sendo que '0' -zero- para abrir para todas as regiões)

Obs. Se apertar 8926-7, será exibida a versão do firmware e 8926-8 a configuração do DVD é definida para o padrão de fábrica.

(segunda opção)
1. Abra a bandeja do Player e digite 8926. Irão surgir alguns asteriscos na tela
2. Escolha a região desejada, digitando um número de 1 a 6, ou "0" (zero) para liberar todas as regiões
3. Pressione PLAY para finalizar
1- Abra a bandeja
2- Pressione 77, 'Select'
3- No menu de serviço vá até 'Country Code' e pressione 'SELECT' no controle remoto
4- Ajuste para a região desejada ou '13' para todas (codefree)
5- Pressione 'SELECT'
6- Pressione 'RETURN' para sair do menu

Estes aparelhos podem ser destravados por um controle remoto universal, sem a necessidade de abrir o aparelho.

(Quem souber como, favor informar os procedimentos!)



*Opção: (somente modelo NS-300)

1. Coloque o aparelho em modo Standby;
2. Pressione a tecla "PLAY" até ouvir um pequeno "click".
Pronto, ele está configurado para a região 1. Para voltar para a região 4, basta ligar e desligar o aparelho.




SONY DVP-NS400D


SONY DVP-S360


STUDI ST-5750


THOMSON DPL-950VD
1. Com o aparelho em 'stand by', pressione "power"
2. Pressione '1', '2' e depois "ch up" (mantendo todos pressionados) então pressione '6', '9' e então desligue o aparelho;
3. Pressione '5', volume "down", e então coloque o DVD;
4. O aparelho agora está pronto para rodar discos de qualquer região.

Você deve entrar no modo de serviço do aparelho, o que é feito da seguinte forma:

Com o aparelho no modo Standby (desligado pelo botão do controle remoto), pressione rapidamente a seqüência de teclas "TITLE", "CLEAR" e "POWER". O aparelho entrará em modo de serviço. Siga as opções do menu que aparecerá na tela, alterando a região do DVD-Player no menu correspondente. Pressione a tecla "POWER" para que as alterações surtam efeito.


1. Com o aparelho ligado, abra o compartimento do disco;
2. Digite no controle remoto: 3-3-0-8
3. Em seguida, digite a tecla correspondente à área desejada ou a tecla "0" (zero) para todas as regiões
4. Insira o disco, e acione PLAY

Obs: Se falhar, procure executar a operação pelo teclado do painel do player.




Selecione DVD-MODO com o player sem disco.

Pressione OK

Digite 26347930

Entre 0 para região livre.



TOSHIBA SD-1200
TOSHIBA SD-4030
TOSHIBA SD-4033
TOSHIBA SD-4034
TOSHIBA SD-4036 TOSHIBA XB-1509


TOSHIBA SD-2109


TOSHIBA SD-2705

TOSHIBA SD-3755


TOSHIBA SD-7061SLX


1. Desligue o aparelho sem o disco através do painel frontal e ligue-o pelo controle remoto
2. Surgirá na tela a mensagem "NO DISC"
3. Pressione a tecla pause em seguida digite '314159'
4. Quando surgir a palavra CODE, digite '0'
5. Pressione PAUSE para confirmar

6. Desligue o aparelho pelo controle remoto. Ligue-o novamente.


1 - insira o disco e aguarde a tela de 'violação' de região aparecer
2 - pressione a tecla "M" (Memory) no controle
3 - pressione "1" para o título 1
4 - pressione PLAY no controle remoto
5 - para mudar de capítulo pressione "T" (Title/Chapter)obs. Somente para rodar discos de região 1, 2 e 4.


1- Sem disco na bandeja, ligar o aparelho pelo controle remoto.

2- Pressione PAUSE, em seguida digite 314159

3- Aparecerá a mensagem com o atual código de região, selecione 0 (zero) para "region-free"

4- Pressione PAUSE

5- Desligue o aparelho e ligue-o em seguida, sempre através do controle remoto.
1- Desligar sem disco.
2- Ligue novamente
3- Espere a mensagem: NO DISC
4- Pressione: PAUSE + 314159
5- Aparecerá "CODE"
6- Digite 0 (zero)
7- Pressione PAUSE
8- Desligue


TOSHIBA XB-1525


TOSHIBA SD-240

TOSHIBA SD-260(J)


YAMAHA DVD-S540


ZENITH DVD-2381
ZENITH DVD-2550
ZENITH DVC-2200
ZENITH DVC-2201
1- Sem disco na bandeja, ligar o aparelho pelo controle remoto.
2- Aparecerá a mensagem "NO DISC", tecle "Pause" e o código 16719.
3- Surgirá um quadro de opções para escolha da região. Tecle o número correspondente no controle.
4- Tecle "Pause" para finalizar.

1- Com o aparelho desligado, aperte a tecla OPEN no controle remoto para abrir a bandeja.

2- Digite os números 2403960

3- Aperte a tecla ENTER no controle remoto sucessivamente até surgir na tela o nº 9 (region free)

4- Aperte a tecla OPEN no controle remoto para fechar a bandeja.

5- Desligue o aparelho e ligue-o em seguida, sempre através do controle remoto.




1- Com o aparelho desligado, aperte a tecla OPEN no controle remoto para abrir a bandeja.

2- Digite os números 99990

3- Desligue o aparelho e ligue-o em seguida, sempre através do controle remoto.


1 - Sem disco na bandeja, pressione PAUSE pelo controle.
2 - Digite o código "314159"
3 - Pressione "0" para todas as regiões
4 - Pressione PAUSE novamente pelo controle
5 - Desligue o aparelho e aguarde alguns segundos.