quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

O que é mito e verdade nos sites de compras coletivas

O que é mito e verdade na criação de um site de compras coletivasMuito se tem falado nos últimos meses sobre sites de compras coletivas e como montar um site de descontos. Para muitos empreendedores, que não possuem uma experiência maior no ambiente de negócios da web, o empreendimento é considerado fácil e com baixo nível de risco. O problema é que foram criados alguns mitos em relação aos sites de descontos e muitas pessoas tem se enganado em relação a verdadeira dimensão de um negócio destes, o que pode acarretar desagradáveis e custosas decepções. Vejamos então o que é mito e o que é verdade no mercado de sites de compras coletivas.

O mercado é muito grande e tem lugar para todo mundo

Falso – O mercado possui sim um limite de satisfação. Também na web os mercados ficam saturados. O modelo atualmente utilizado no Brasil, de sites de compras coletivas que atuam em todas as áreas, já dá sinais de cansaço. A saída será a criação de sites regionais e a segmentação por produtos ou serviços, além é claro dos nichos de mercado que para o comércio eletrônico como um todo tem sido uma ótima oportunidade. Dos mais de 500 sites de compras coletivas existentes no Brasil até a data desse artigo, menos de 50% estarão em atividade daqui a 18 meses.

Os anunciantes sabem o que estão fazendo

Falso - Muitos anunciantes procuram os sites de compras coletivas para “fazer caixa” e não para divulgar o seu negócio. O resultado é uma avalanche de reclamações e usuários decepcionados com as ofertas veiculadas nos sites de descontos. O anunciante deve ser conscientizado sobre a verdadeira função de uma promoção em um site de compra coletiva. A equipe de vendas deve ser bem treinada para que os resultados sejam satisfatórios para o site, seus anunciantes e futuros clientes.

A equipe de vendas é fácil de ser formada

Falso - Uma equipe de vendas para um site de compras coletivas precisa ser bem treinada e ter conhecimento pleno do ambiente web e funcionamento dos sites de descontos.  São profissionais que estarão lidando com um produto relativamente novo e muitas vezes desconhecido dos anunciantes e por isso devem dominar todas as etapas do negócio e suas nuances. É função da administração do site capacitar estes profissionais para que possam atuar em sintonia com as estratégias de marketing elaboradas pela administração, tanto no ambiente físico quanto digital.

A gestão do negócio é simples

Falso – O gestor de um site de compras coletivas deve ser altamente capacitado nas áreas que envolvem umsite de compra coletiva como o marketing digital, email marketing e redes sociais. Quem faz o sucesso de um site de descontos é o planejamento estratégico e não as medidas paliativas para solução de questões pontuais. O ambiente de um negócio desse tipo é o digital e por isso os administradores devem entender exatamente o que acontece nesse universo.

O mercado precisa de algo novo

Verdadeiro – Se você seguir o verdadeiro “estouro da manada” em que se transformou a onda de criação de sites de compras coletivas sem inovar em nada, é bem provável que você seja atropelado pelos custos e falta de anunciantes e acabe pisoteado pelos grandes players do mercado.

Os custos de criação não são tão altos

Verdadeiro – Como dissemos em nosso artigo sobre o custo de criação de um site de compras coletivas, o investimento em sistemas, instalação e configuração está em torno de R$ 15.000, podendo variar para mais conforme a magnitude do projeto. Mesmo assim, alguns cuidados devem ser tomados, principalmente no que diz respeito à procedência do software a ser utilizado e em relação a equipe técnica que será contratada. Um site desses não é coisa para “sobrinho”.

Os custos de divulgação não são tão altos

Falso – O custo com divulgação é o maior dentro da estrutura de investimentos de um site de ofertas. O marketing digital não tem nada de barato. Links patrocinados como AdWords e Facebook Ads podem consumir rios de dinheiro em poucas horas. A estrutura para o marketing em mídias sociais também é bem cara, principalmente em termos de salários de profissionais qualificados para a gestão desse tipo de campanha. A falha nessa etapa do negócio é fatal para o sucesso do projeto, uma vez que os sites de compras coletivas tem consumo intensivo de recursos de marketing.

Na hora de montar um site de compras coletivas, tente recolher o máximo de informação possível para não ser iludido por um cenário que não corresponde à realidade.

Alberto Valle, consultor e instrutor do Curso de E-Commerce

PromoTime

Um comentário:

  1. Estou feliz que eu encontrei o seu post, enquanto busca de mensagens informativas. É realmente informativo.

    curso google analytics online

    ResponderExcluir